É fácil se inscrever na plataforma. Por favor, siga os seguintes passos:
Para garantir que você receba e-mails sobre o curso, por favor, adicione aos seus contatos os seguintes e-mails journalismcourses@austin.utexas.edu e filipa.rodrigues@utexas.edu.
Neste curso de quatro semanas, os participantes irão aprender sobre conceitos e práticas fundamentais da ciência, tais como o processo de publicação, a revisão pelos pares, o que são estudos preprints, o que é retratação e outros. Juntos, iremos examinar as diferenças entre jornalismo científico e comunicação da ciência, boas práticas e dicas para repórteres, o papel do jornalista de ciência, como selecionar fontes e identificar especialistas, além de lições trazidas pela pandemia.
Os participantes terão acesso a conteúdos com cientistas de instituições relevantes e jornalistas especializados, além disso, iremos analisar qualitativamente exemplos reais de reportagens científicas e abordar questões relacionadas à cobertura das alterações climáticas, desmatamento e meio ambiente e o uso de dados no jornalismo. Os participantes sairão com uma extensa lista de dicas e recomendações para fazer suas próprias reportagens, independentemente de experiência prévia nas editorias de ciência e meio ambiente.
O curso fornecerá aos jornalistas ferramentas para lidar com o negacionismo e a desinformação.
Jornalistas não especializados em ciência ou aqueles que tenham conhecimento introdutório sobre o tema. Comunicadores científicos e até mesmo cientistas poderão absorver conhecimentos e práticas úteis ao seu dia a dia.
Na conclusão deste curso, os participantes serão capazes de:
Durante este MOOC, podemos ter que fazer login em diferentes plataformas de mídia social, como Facebook, Twitter, Instagram e possivelmente WhatsApp. Os participantes devem ser capazes de usar Google Documents, Google Spreadsheets e diferentes navegadores.
Em primeiro lugar, note que este curso é assíncrono. Isso significa que não há atividades ao vivo, agendadas em horários pré-estabelecidos. Você pode se logar no curso e completar as atividades ao longo da semana, no seu próprio ritmo, nos dias e nas horas que forem mais convenientes para você. Apesar de sua natureza assíncrona, o curso tem alguns pilares.
O material é organizado em quatro módulos semanais. Cada módulo será lecionado pelo nosso instrutor Thiago Medaglia, com o apoio de instrutores assistentes, e vai tratar de um tema diferente por meio de vídeos, apresentações, leituras e fóruns de discussão. Haverá um questionário por semana para aferir os conhecimentos que você obteve. Os testes e a participação nos fóruns de discussão, semana a semana, são os requisitos básicos para obter um certificado de conclusão ao final do curso.
Este curso é muito flexível. Se você estiver atrasado no conteúdo, você tem até o final do curso para completar as aulas e atividades. Para não ficar para trás, nós recomendamos que você complete cada um dos ítens a seguir, antes do final de cada semana:
Módulo Introdução: O que esperar das próximas semanas
Neste módulo, você será apresentado ao instrutor e aos objetivos do curso. Ao longo de quatro semanas, você terá a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre a ciência e seus mecanismos de funcionamento. O programa não é apenas destinado a jornalistas especializados. As informações e dicas compartilhadas durante os quatro módulos irão capacitar profissionais de diferentes editorias a enriquecerem sua cobertura jornalística, independentemente do tema.Alguns dos principais tópicos analisados durante as quatro semanas de curso são: por que confiar na ciência, quais os critérios para atribuir a um cientista o título de especialista, lições trazidas pela pandemia causada pela covid-19, como identificar e lidar com as principais armadilhas negacionistas, falsas equivalências e o papel do jornalismo na propagação do conhecimento, boas práticas em reportagem de ciência e outros.
Módulo 1: Introdução ao Jornalismo Científico
(De 11 de outubro a 17 de outubro de 2021)
Neste módulo, iremos analisar conceitos fundamentais do jornalismo científico, tais como os diferentes tipos de estudo, boas práticas e como ler um paper científico. Alguns tópicos deste módulo são:
Entrevistas: Mariana Varella, portal Dráuzio Varella; Fabiana Cambricoli, ex-repórter de saúde do Estadão
Módulo 2: Por que confiar na ciência?
(De 18 de outubro a 24 de outubro de 2021)
Neste módulo, iremos refletir sobre os mecanismos que tornam a ciência confiável, tendo por objetivo ampliar nossa compreensão do funcionamento da ciência, o que pode nos tornar jornalistas mais preparados para lidar com armadilhas diversionistas e negacionistas. Alguns tópicos importantes deste módulo são:
Módulo 3: Cobertura ambiental e da crise climática
(De 25 de outubro a 31 de outubro de 2021)
Este módulo trata da cobertura ambiental no Brasil e no mundo, com destaque para temas relacionados ao desmatamento na Amazônia e às alterações climáticas. Juntos, iremos investigar a ciência por trás do monitoramento dos principais fatores de pressão sobre a maior floresta tropical do planeta e, entre outros aspectos, por que as alterações climáticas induzidas por atividade humana são consideradas um fato científico:
Entrevista: Cláudio Ângelo, MapBiomas e Fakebook.Eco; Mercedes Bustamante, UnB e Academia Brasileira de Ciências
Módulo 4: Jornalismo de dados e suas intersecções com a ciência
(De 1 a 7 de novembro de 2021)
Neste módulo, iremos analisar os princípios introdutórios essenciais do jornalismo de dados e a relação dessa especialidade jornalística com a ciência. Alguns tópicos do módulo final deste curso:
Entrevista: Carolina Moreno, Grupo Globo; Diego Ricardo Xavier, Fiocruz
Thiago Medaglia é um jornalista brasileiro especializado em ciência e meio ambiente, além de escritor e fundador da Ambiental Media (https://ambiental.media/). Ex-editor no InfoAmazonia.Org e na Mongabay, repórter independente da revista National Geographic Brasil, onde já trabalhou como editor (2001-2013). Fellow do Centro Internacional para Jornalistas no programa "Um caminho digital para o empreendedorismo na América Latina" (ICFJ, 2015); pós-graduado em Jornalismo Empreendedor pela City University de Nova York (Cuny, 2016); palestrante nas duas últimas edições da Conferência Mundial de Jornalismo Científico (WCSJ, 2017, 2019); bolsista do Programa Knight de Jornalismo Científico do MIT (KSJ-MIT, 2020); bolsista do Instituto Serrapilheira com a Ambiental Media (2021); e atualmente estudante de mestrado no Departamento de História da Ciência em Harvard.
O certificado de conclusão do nosso curso é gratuito! Ao final do curso, a equipe do Centro Knight irá verificar as atividades de todos os estudantes para determinar quem se qualifica para o certificado de conclusão. Após a verificação, enviaremos um email com mais informação sobre como fazer o download do certificado.
Não é necessário preencher nenhum formulário para obter o certificado de conclusão. O Centro Knight verifica as atividades de todos os participantes do curso e envia emails para todos os estudantes que completaram as atividades.
Para se qualificar para receber o Certificado de Conclusão, você deve:
Não há créditos formais de qualquer tipo associados a este certificado. O certificado é emitido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas apenas para atestar que a pessoa concluiu satisfatoriamente o curso online.