texas-moody

Archived Course

No rastro digital do dinheiro público: como fiscalizar gastos da União, Estados e Municípios

De 7 de setembro a 4 de outubro de 2020
Instructor(s):   Gil Castello Branco

Apoio:

google logo
Bem-vindos ao curso massivo, aberto e online (MOOC, na sigla em inglês) “No rastro digital do dinheiro público: Como fiscalizar gastos da União, Estados e Municípios”, oferecido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas em parceria com a Associação Contas Abertas com o apoio do Google News Initiative. Existem na Internet muitas fontes oficiais de informação que podem ser usadas para garimpar dados sobre gastos públicos. A partir de exercícios práticos, este curso vai tornar os participantes aptos a investigar a qualidade e legalidade das contas públicas e apontar suspeitas de mau uso do dinheiro público nos diferentes níveis de governo. Este curso é voltado para jornalistas e não-jornalistas.

Choose from the options below

É fácil se inscrever na plataforma. Por favor, siga os seguintes passos:

  1. Crie uma conta no sistema do site  kccourses.org. Mesmo se você já tiver feito um curso conosco antes, pode ser necessário criar uma nova conta. Primeiro, confira se o seu usuário e senha anteriores ainda funcionam antes de criar uma nova conta.
  2. Aguarde receber no seu e-mail uma mensagem confirmando que a sua conta foi criada. Se não receber este e-mail, por favor verifique na sua caixa de spam.
  3. Faça seu login na plataforma e desça o cursor até ver a lista de cursos. Clique no curso
    “No rastro digital do dinheiro público: como fiscalizar gastos da União, Estados e Municípios”.
  4. Um botão vai aparecer na tela. Clique em “Inscreva-me” para se inscrever no curso. Você poderá acessar o curso no menu “Cursos”, no topo da página.
  5. Você vai receber um e-mail confirmando sua inscrição.

Para garantir que você receba e-mails sobre o curso, por favor, adicione aos seus contatos os seguintes e-mails  journalismcourses@austin.utexas.edu e filipa.rodrigues@utexas.edu .

Este MOOC (curso online, massivo e aberto, na sigla em inglês) produzido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, em parceria com a Associação Contas Abertas, busca ensinar como o orçamento público funciona e pode ser fiscalizado na União, em Estados e Municípios. Existem na Internet muitas fontes oficiais de informação que podem ser usadas para garimpar dados sobre gastos públicos. A partir de exercícios práticos, este curso vai tornar os participantes aptos a investigar a qualidade e legalidade das contas públicas e apontar suspeitas de mau uso do dinheiro público nos diferentes níveis de governo. Este curso é voltado para jornalistas e não-jornalistas.

Este curso é voltado para jornalistas e não-jornalistas, qualquer pessoa interessada em entender como acompanhar gastos públicos na União, Estados e Municípios brasileiros pode se beneficiar. Não é necessário ter qualquer conhecimento prévio para ter êxito neste curso.