texas-moody

Self-Directed Course

Jornalismo empreendedor: Como monetizar e promover meios digitais sustentáveis

Instructor(s):   Janine Warner Mijal Iastrebner
Choose from the options below

Bem-vindos ao MOOC “Jornalismo empreendedor: Como monetizar e promover meios digitais sustentáveis”, produzido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas em parceria com a SembraMedia e a Ajor, graças ao apoio do Google News Initiative e Climate and Land Use Alliance. Este curso busca ensinar como colocar em prática um empreendimento jornalístico, como monetizá-lo e promovê-lo para transformá-lo em um projeto sustentável.PTsponsors

Os materiais do curso são divididos em quatro módulos:

Esperamos que você goste dos materiais. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco em journalismcourses@austin.utexas.edu.

Conheça os instrutores

Janine Warner photo

Janine Warner

Janine é uma pioneira em jornalismo digital, autora de 25 livros sobre a internet, instrutora do Centro Knight, cofundadora e CEO da SembraMedia e Knight Fellow do ICFJ.
Sua experiência em mídia, tecnologia digital e negócios a levou a trabalhar com consultoria e palestras nos Estados Unidos, América Latina, Europa, Rússia e Ásia.
Ela estudou jornalismo e espanhol na Universidade de Massachusetts e trabalhou por vários anos em revistas do norte da Califórnia como jornalista. Lançou seu primeiro veículo, uma revista bilíngue no norte da Califórnia, no início dos anos 1990.
Em 1998, foi diretora de operações de Internet do jornal The Miami Herald e mais tarde atuou como diretora de operações latino-americanas da CNET Networks Company.
Foi professora nas universidades de Miami e do Sul da Califórnia (USC) e professora visitante em mais de 30 universidades.

Mijal Iastrebner photoMijal Iastrebner

Mijal Iastrebner é cofundadora e diretora executiva da SembraMedia, jornalista, empresária e professora.
Ela é especialista em desenvolvimento e liderança de equipes e investigações internacionais, e tem ajudado centenas de empresas jornalísticas a pluralizar suas equipes, assessorando na diversificação de fontes, na importância de fazer jornalismo a serviço da comunidade e no entendimento do mercado digital, tanto na América Latina quanto em outras regiões.
Em 2015, ela co-fundou a SembraMedia com Janine Warner e, em sua função de Diretora Executiva da organização, desenvolveu uma equipe regional remota e uma equipe de gestão baseada na Argentina que apoia uma rede de mais de 100 consultores em mais de 20 países.

 

​​james photojames scaled photoJames Breiner

James é professor visitante de comunicação na Universidade de Navarra e consultor em jornalismo digital, especializado em empreendedorismo no jornalismo. Foi consultor do Instituto Poynter, da Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano, do International Center for Journalists, do Bizjournals e da Crain Communications. Em 2015, junto com Janine Warner, ministrou um curso online do Centro Knight sobre "Jornalismo Empreendedor". Naquela ocasião, não se tratava de um MOOC, mas de um grande curso online (BOC), voltado para um número limitado de alunos e com temas mais avançados sobre o desenvolvimento de projetos digitais.

 

Sebastián Auyenet photoSebastián Auyenet

Sebastián é Embaixador da SembraMedia no Uruguai, jornalista desde 2005, ex-jornalista do El País e do El Observador. Mestre em Jornalismo Participativo pela Craig Newmark Graduate School of Journalism (CUNY, Nova York). Consultor estratégico nos programas SembraMex e Velocity da SembraMedia. Coach no The Membership Puzzle Project. Editor da NowThis News.

 

 

Abraham TorresAbraham Torres

Abraham é Embaixador da SembraMedia no México. Jornalista há 19 anos. É especialista em redação para a internet. Atualmente é Coordenador do Bacharelado em Comunicação da Escola Internacional de Comunicação e Entretenimento da Universidade Anáhuac Cancún.
Professor pesquisador em jornalismo empreendedor e membro da Associação Mexicana de Pesquisadores da Comunicação.
Formou jornalistas e professores da Ibero-América em questões relacionadas à sustentabilidade da mídia empreendedora digital.
Participou como Editor da pesquisa Punto de Partida e fez parte da equipe de design do Currículo para ensinar jornalismo empreendedor na universidade. Ambos os projetos foram executados a partir da SembraMedia, com o apoio da Google News Initiative.
Possui dois cursos online. Um sobre redação digital para internet e outro sobre o uso de newsletters como forma de diversificação de fontes de renda para jornalistas empreendedores. Ambos os cursos foram feitos por mais de 17 mil
pessoas de mais de 90 países do mundo.

Naimid CirelliNaimid Cirelli

Naimid Cirelli é Diretora de Comunicação da SembraMedia, organização que apoia a mídia digital independente na América Latina, Estados Unidos, Canadá e Espanha. Ela conduz conversas com comunidades de jornalistas por meio do trabalho com embaixadores e uma equipe de comunicação.

Naimid é jornalista e ativista pelos direitos das mulheres e pelo coletivo LGBTQIA+. Trabalhou em meios de comunicação nos últimos doze anos. Tem experiência em televisão, rádio, mídia impressa tradicional e nativos digitais.

Ela fez parte da coordenação da Bolsa Cosecha Roja, onde mais de 70 jornalistas da América Latina foram capacitados em abordagens de direitos humanos, perspectiva de gênero e novas narrativas.

Miguel LoorMiguel Loor

Miguel Loor é Embaixador da SembraMedia no Equador, Professor Titular Auxiliar da Faculdade de Comunicação e Artes Contemporâneas da Universidad San Francisco de Quito, no Equador. Possui mestrado em Mídia Digital: Tecnologia e Forma Cultural, com Distinção, pela Goldsmiths, University of London. Além de sua experiência no setor de mídia e cultura, seus interesses são a inovação jornalística, o jornalismo empreendedor e o futuro do trabalho criativo.
Nos últimos três anos, colaborou em diversas iniciativas da organização como SembraEducativo, Rede de Professores e Ponto de Inflexão Internacional. Entre suas atividades estão o design de webinários interativos e caminhos de aprendizagem para jornalistas e professores; Também é coautor do currículo de jornalismo empreendedor e coordenou a equipe de pesquisa da América Latina para um estudo global sobre modelos de negócios de mídia nativa digital.
Miguel publicou seu trabalho de pesquisa em revistas acadêmicas no Equador. Seus artigos discutem a situação dos jornalistas empreendedores e a produção cultural e midiática. Assim, sua experiência combina sua carreira acadêmica com seu conhecimento em primeira mão do cenário de mídia da América Latina.

Natalie Van HoozerNatalie Van Hoozer

Natalie Van Hoozer é embaixadora da SembraMedia nos Estados Unidos, onde investiga mídia independente e digital em espanhol no país, jornalista e tradutora freelancer em Reno, Nevada, EUA. Trabalha como repórter bilíngue e coordenadora de engajamento da KUNR Public Radio, uma estação de rádio vinculada à NPR no norte de Nevada.
Em 2021, foi MJ Bear Fellow da Online News Association e LEDE Fellow da Solutions Journalism Network. Ela foi a jornalista principal de uma série de reportagens que ganhou o Murrow National Award (EUA) em 2021 pela cobertura colaborativa e bilíngue (espanhol/inglês) da pandemia. Anteriormente, trabalhou em programas latino-americanos no International Center for Journalists em Washington, D.C. e foi bolsista do programa Fulbright na Argentina. Ela também foi professora universitária online sobre podcasts para a Universidade Anáhuac em Cancún, México. Quando não está trabalhando, adora fazer caminhadas nas montanhas com seu cachorro e desfrutar de ioga e sobremesas de chocolate.

Marcelo Crispim da FontouraMarcelo Crispim da Fontoura

Marcelo é professor de jornalismo digital e de dados na Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos da PUCRS e professor substituto na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Doutor em Comunicação Social pela PUCRS, com estágio de doutorado-sanduíche na Northwestern University através de bolsa de estudos Capes. É pesquisador da Região Sul do Atlas da Notícia desde 2019, com gestão de equipes distribuídas para identificar veículos jornalísticos locais e desertos de notícia no Sul do Brasil. Consultor da International Fact Checking Network para avaliação de iniciativas de fact-checking ibero-americanas. Foi fellow do International Center for Journalists (2015) no programa A Digital Path for Entrepreneurship and Innovation. Jornalista com experiência em produtos digitais, estratégia digital e startups, focado em métricas e data literacy. Tem publicações acadêmicas na área de fronteiras do jornalismo, jornalismo móvel e jornalismo digital.

Bem-vindos ao módulo introdutório do nosso MOOC!

Introdução

1. Vídeo de boas-vindas

Assistir vídeo   

2. Ementa

Ementa

 Materiais de leitura

1. Data 2021 – Ponto de Inflexão Internacional

2. Recursos - SembraMedia

Link em espanhol. A SembraMedia oferece uma biblioteca de recursos digitais, pensada especialmente para jornalistas e pesquisadores. São três seções: uma lista de fontes de financiamento possíveis para projetos jornalísticos, um conjunto de ferramentas e serviços digitais úteis para produção de conteúdo, e a área Business Model Canvas, que dispõe um link para o Canvas em espanhol, junto a um guia de como preenchê-lo.

3. Recursos - SembraMedia - Estudos de caso

Link em espanhol. Nesta seção, a equipe da SembraMedia reúne estudos de caso com histórias inspiradoras de veículos jornalísticos nativos digitais. Suas lições são importantes para vermos como veículos reais enfrentam os desafios comuns de se empreender na área.

Módulo 1: Tendências de jornalismo empreendedor

Instrutor da SembraMedia: Abraham Torres

Analisaremos as tendências do jornalismo empreendedor, os eixos a serem considerados para planejar uma ideia para um projeto jornalístico e as chaves para colocar em prática um projeto jornalístico que emergem das pesquisas da SembraMedia.

Este módulo cobrirá:

  • Jornalismo empreendedor
  • Tendências
  • 4 chaves para emprender
  • Recursos

 Vídeo aulas 

1. Introdução

Assistir vídeo

2. Tendências do Jornalismo Empreendedor

Assistir vídeo  

3. Chaves para começar um Meio Digital Independente

Assistir vídeo

4. Recursos-chave para começar um Meio Digital Independente

Assistir vídeo

 Materiais de leitura 

1. Ponto de Inflexão - Resumo Executivo
O Ponto de Inflexão é um relatório internacional produzido pela SembraMedia para identificar as principais forças e desafios de veículos nativos digitais. Com entrevistas na América Latina, África e Sudeste asiático, o relatório oferece um quadro detalhado sobre as tendências do jornalismo empreendedor, com orientações acionáveis para empreendedores e pesquisadores.

Capítulos:

  • Trabalho sob uma avalanche de ameaças e ataques
  • Como a mídia nativa digital gerou receita em 2019 e 2020
  • Equipes com habilidades diversas obtêm mais receita
  • Elevado número de proprietários mulheres e pertencentes a minorias
  • Red de Profes de periodismo emprendedor. Curricula para enseñar Periodismo Emprendedor. SembraMedia y Google News Initiatives.

Link em espanhol. Este é um guia de design curricular voltado para jornalismo empreendedor produzido pela equipe da SembraMedia. Em resumo, reúne as principais referências, orientações e boas práticas para que se crie uma disciplina de jornalismo empreendedor a nível de graduação. O PDF do currículo está disponível no módulo como recurso de leitura.

2. Startups Playbook - Google News Initiative - Introdução às startups de jornalismo - Por que as startups de jornalismo fracassam?

O capítulo 1 do Guia para Startups Jornalísticas do Google News Initiative reúne três motivos comuns de por que startups de jornalismo fracassam. Leitura muito importante para quem quer começar uma iniciativa digital!

3. 5 elementos que organizações de jornalismo sustentáveis têm em comum | Rede de Jornalistas Internacionais

A reportagem de James Breiner, um dos instrutores deste curso, no IJNet reúne os elementos que organizações jornalísticas sustentáveis têm em comum. Pode-se ver que todas têm um forte senso jornalístico, aliado à criatividade e uma preocupação com o público.

4. Para se engajar com o público, jornalismo precisará escutar | by Paula Miraglia | O jornalismo no Brasil em 2020 | Medium

O texto de Paula Miraglia, cofundadora do Nexo Jornal, faz parte da publicação “O jornalismo no Brasil em 2020'', de curadoria e edição do Farol Jornalismo. Como tendência para 2020, mas que se mantém fundamental hoje, Miraglia identifica a necessidade de escuta do público, ou seja, a capacidade de se abrir para a audiência e entender suas prioridades. Você verá esta prioridade constantemente neste curso.

5. O exemplo da Ponte Jornalismo: como profissionalizar uma equipe de notícias | Rede de Jornalistas Internacionais

A ponte jornalismo é uma das principais iniciativas de jornalismo voltado a direitos humanos no Brasil. Eles integraram o programa Velocidad, aceleradora da SembraMedia em parceria com o ICFJ. Na reportagem do IJNet você confere como se deu a expansão deles, quais os desafios enfrentados e as lições aprendidas.

6. Um olhar sobre o Festival 3I — Jornalismo Inovador, Inspirador, Independente | by Raíza Carvalho | Medium

O Festival 3i, cuja edição mais recente se deu em março de 2022, é o principal ponto de encontro no Brasil para discutir jornalismo empreendedor digital. Este texto de Raíza Carvalho reflete sobre alguns pontos discutidos na edição de 2018 do evento. Estes tópicos permanecem relevantes para jornalistas empreendedores ainda hoje.

Materiais de leitura (opcionais)

1. Atividade opcional

Módulo 2: Como elaborar um modelo de negócio

Instrutor da SembraMedia: James Breiner

Nesta semana vamos aprender como criar ou melhorar um modelo de negócio usando o Business Model Canvas. Aprenderemos a aproveitar esta ferramenta para organizar as ideias e estratégias de um empreendimento futuro ou existente.

Este módulo cobrirá:

  • Business Model Canvas
  • 9 peças ou módulos fundamentais para construir um negócio sustentável
  • Segmento de mercado
  • Proposta de valor

 Vídeo aulas 

1. Introdução com Janine Warner

Assistir vídeo  

2. Introdução com James Breiner 

Assistir vídeo 

3. Introdução com Marcelo Fontoura

Assistir vídeo  

4. O que é Canvas e o que é Modelo de Negócios

Assistir vídeo

5. Clientes Objetivos e os Segmentos de Mercado

Assistir vídeo

6. Proposta de Valor

Assistir vídeo

Materiais de leitura 

1. Como elaborar um plano de negócio para empresas de jornalismo

O artigo do Observatório de Imprensa traz um guia completo sobre como preencher o Business Model Canvas. O autor Cleyton Torres explica cada bloco separadamente, no que se torna um bom complemento para a aula de James Breiner neste módulo.

2. Capítulo 6 do Google Playbook - Acompanhamento de métricas financeiras para startups jornalísticas 

O capítulo 6 do Guia para Startups Jornalísticas do GNI traz orientações aplicadas sobre como acompanhar métricas financeiras. Estes conselhos são úteis para ajudar jornalistas empreendedores a pensar sobre fontes de receita e organizarem seus fluxos. Vamos falar mais sobre diferentes fontes de receita mais adiante no curso.

3. Como usar el "Business Model Canvas" para desarrollar un modelo de negocio - SembraMedia

Link em espanhol. No vídeo, Janine e Mij resumem o que é um modelo de negócios, quais suas prioridades, e falam sobre a ferramenta Business Model Canvas e sua aplicação, também abordado neste curso. Veja um resumo de seus principais pontos.

Materiais de leitura (opcionais)

Módulo 3: Como entender melhor a sua audiência

Instrutor da SembraMedia: Sebastián Auyanet

Faremos uma revisão das principais noções a se ter em mente na hora de medir o progresso de um site e redes sociais, e como definir KPIs e métricas em plataformas como Facebook e Instagram. Aprenderemos as chaves para usar o Explorador de Audiências.

Este módulo cobrirá:

  • Conceitos chave antes de começar
  • Definição de KPIs
  • Painel de Exploração de Audiências
  • Métricas de plataformas

 Vídeo aulas 

1. Introdução, com Mijal Iastrebner

Assistir vídeo  

2. Introdução, com Sebastián Auyanet

Assistir vídeo  

3. Introdução, com Marcelo Fontoura

Assistir vídeo  

4. Para que medir e definição de KPIs

Assistir vídeo  

5. Google Analytics/Data Studio baseado no explorador de audiência da SembraMedia

Assistir vídeo  

6. Facebook e Instagram

Assistir vídeo  

7. Encerramento

Assistir vídeo  

 Vídeo aulas (opcionais)

1.Módulo 3 [opcional]: Introdução, com Naimid Cirelli

Assistir vídeo  

2. Módulo 3 [opcional]: O que é uma audiência ou uma comunidade

Assistir vídeo  

3. Módulo 3 [opcional]: Construir e fortalecer um relacionamento

Assistir vídeo  

4. Módulo 3 [opcional]: Engajamento é mais do que um número

Assistir vídeo  

5. Módulo 3 [opcional]: Recapitulação

Assistir vídeo  

 Materiais de leitura

1. Explorador de Audiências em português - Sembramedia.org

O Explorador de audiências é uma ferramenta criada especialmente pela SembraMedia, com o auxílio de outras organizações, para ajudar meios de comunicação a fazerem leituras mais rápidas e eficientes de seus dados de métricas. Com o Explorador, é possível verificar rapidamente quais são os recortes mais importantes da sua audiência, de acordo com as métricas que você julgar importante para o seu negócio. O guia no link explica como o ele funciona e orienta sobre sua instalação.

2. 5 consejos para humanizar la medición del impacto de los medios en sus audiencias

Link em espanhol. A matéria da Fundação Gabo orienta sobre alguns conselhos para humanizar a medição de impacto. Ou seja, a ideia que é, ao usar métricas, não olhemos para nossa audiência apenas como números, mas como sinais vindos de pessoas que estão do outro lado do computador.

3. Manual dos Programas de Membros | O Membership Guide - Como saber se você está pronto para um programa de membros

O Manual dos Programas de Membros é um guia completo com tudo que um jornalista empreendedor precisa saber para começar um programa de membros em sua organização jornalística. O artigo que separamos para você é um bom ponto de início: ajuda a identificar se é o momento certo para sua organização pensar em um programa de membresia.

4. SEO e a importância da persona, semântica e outras dicas de Cassio Politi

O artigo de Cássio Politi no IJNet oferece algumas dicas sobre como fazer com que o seu jornalismo tenha melhores resultados em ferramentas de busca. Ele fala também sobre a importância de entender o público a partir da ideia de personas.

5. Jornalismo e Métricas: Como melhorar sua audiência e o conteúdo

O guia da escola de jornalismo Énois traz dicas relacionadas a como acompanhar métricas, mesmo sem uma ferramenta específica instalada. Dicas úteis especialmente para quem está começando a entender o papel das métricas.

6. Como mensurar seu impacto como jornalista ou redator digital por meio das métricas

Este artigo do especialista em métricas Gabriel Ishida traz algumas dicas sobre como interpretar o desempenho de um jornalista por meio de métricas. Útil para gestores de redação que querem usar métricas como critério.

7. Usando as métricas para medir o impacto no jornalismo - énois

Este artigo da Énois estabelece orientações aplicadas sobre como pensar em métricas para um projeto jornalístico. Ajuda a entender quais métricas acompanhar, como interpretá-las e como comunicá-las.

8. É possível medir impacto e confiança no jornalismo? | Observatório da Imprensa

O artigo da professora e pesquisadora Lívia Vieira olha as métricas de outro ponto de vista: como medir a confiança dos leitores em seu jornalismo? É útil pois demonstra como as métricas são apenas o ponto de partida para uma conversa que envolve a aproximação com o leitor. Algumas dicas e reflexões que podem ajudá-lo nesta discussão fundamental.

Materiais de leitura (opcionais)

1. Atividade Proposta

Módulo 4: Como desenvolver novas fontes de receita

Instrutora da SembraMedia: Janine Warner

Vamos explorar as tendências dinâmicas que afetam a mídia digital e aprender a ver oportunidades para desenvolver novos fluxos de receita. Usando vários estudos de caso de veículos inovadores, mostraremos como outros jornalistas criaram meios de sucesso.

Este módulo cobrirá:

  • Diversificação de fontes de receita
  • Serviços de consultoria e agência de conteúdo
  • Eventos e treinamentos
  • Doações

 Vídeo aulas 

1. Introdução, com Janine Warner

Assistir vídeo  

2. Introdução, com Marcelo Fontoura

Assistir vídeo  

3. Agências

Assistir vídeo 

4. Eventos

Assistir vídeo  

5. Concessões

Assistir vídeo  

6. Modelos de Negócio

Assistir vídeo  

 Materiais de leitura 

1. Manual dos Programas de Membros | O Membership Guide - Definindo o que é um programa de membros 

Neste outro capítulo do Manual dos Programas de Membros, entenda o que são estes tipos de programa, quais suas diferenças de outras formas de receita, e como eles podem ajudar um empreendimento jornalístico.

2. Onze modelos de receita para editores - Portal IMPRENSA - Notícias, Jornalismo, Comunicação

Este artigo do Innovation Media Consultancy publicado no Portal Imprensa reúne 11 formas diferentes de veículos jornalísticos ganharem dinheiro. Cada modelo é explicado e reunido com outros semelhantes. Um bom complemento à aula de Janine Warner.

3. Reformular o modelo de negócios graças à comunidade: o caso do CIPER (Chile) – Velocidad

O artigo da aceleradora Velocidad aborda o CIPER, veículo jornalístico chileno voltado a direitos humanos. Conheça um pouco de sua trajetória, desafios, e como desenvolveram um programa de membros sem abrir mão de seu compromisso jornalístico com a cidadania.

Materiais de leitura (opcionais)

1. Atividade proposta

Módulo 5: Como gerar bases sólidas para o futuro do projecto

Instrutora da SembraMedia: Natalie Van Hoozer

Vamos aprender os principais componentes de uma página “Sobre nós” para contar a história e a missão da agência de notícias para seu público, financiadores e outras mídias de maneira simples e poderosa.

Este módulo cobrirá:

  • A importância da página "Sobre nós
  • Três audiências principais desta página
  • 10 elementos chaves

 Vídeo aulas 

1. Introdução, com Mijal Iastrebner

Assistir vídeo 

2. Introdução, com Marcelo Fontoura

Assistir vídeo  

3. Por que ter uma página "Sobre Nós"?

Assistir vídeo  

4. Para que ter uma página "Sobre Nós"?

Assistir vídeo  

5. Os elementos principais de uma página "Sobre Nós"

Assistir vídeo 

6. O que fazer e o que não fazer de uma página "Sobre Nós"

Assistir vídeo  

7. Recursos disponíveis para trabalhar

Assistir vídeo 

8. Conclusão, exercício e próximos passos

Assistir vídeo  

9. Encerramento

Assistir vídeo  

 Materiais de leitura 

1. Startups Playbook - Google News Initiative - Identifique a missão e os valores que guiarão você - Como você articula e integra sua missão e valores? 

Este capítulo 4 do Guia para Startups Jornalísticas do Google auxilia empreendedores a pensarem em sua missão, visão e valores, itens essenciais em uma página de Sobre Nós. É um capítulo importante para ajudá-lo a condensar a natureza da empresa, para então conseguir comunicá-la ao público.

2. Propósito de uma empresa: como descobrir a essência da sua marca 

Este guia traz uma ferramenta muito útil para empreendedores: o golden circle. É um instrumento simples que serve para compreendermos nosso verdadeiro propósito ao criar uma iniciativa. A postagem vai ajudar a identificar mais claramente as raízes da sua ideia.

3. Empreendendo no jornalismo, parte 3: A experiência do Alma Preta

Este artigo do IJNet retrata a experiência do Alma Preta, site jornalístico voltado a questões raciais. Embora a publicação não tenha relação direta com páginas de Sobre Nós, ele demonstra a importância de se ter missão, visão e valores nítidos. Expressa ainda como modelo de negócio, atuação jornalística e valores estão intimamente conectados.

4. After the pandemic, building back a stronger media: inspiring initiatives in ensuring media viability

Link em espanhol e inglês. Esta publicação da Unesco retrata como a indústria de mídia está se reconstruindo após o período da pandemia, que trouxe tantos desafios humanos, sanitários e financeiros aos meios jornalísticos. O capítulo 1, dedicado ao caso da América Latina, é especialmente interessante para nós e traz a participação da Mijal Iastrebner, instrutora deste curso e diretora executiva da SembraMedia, além referenciar projetos como o Ponto de Inflexão. Ele demonstra a importância do ecossistema de jornalismo empreendedor no continente, valorizando experiências iniciantes, locais e inovadoras como alternativas aos modelos tradicionais de meios de comunicação. A leitura é importante para contextualizar como o jornalismo empreendedor tem potencial transformador não só no jornalismo, mas na sociedade em geral, especialmente em um momento decisivo como o atual.

5. Uma declaração de missão é um elemento importante de qualquer organização de notícias. Qual é a sua? - Poynter

Este artigo do Poynter é um ótimo complemento às aulas do módulo 5 do curso. Traz algumas orientações bem aplicadas sobre como criar a missão de uma empresa jornalística.

Materiais de leitura (opcionais)

1. Módulo 5: Atividade