texas-moody

Instructor-Led Course

Informação e Eleições na Era Digital

19 de setembro a 23 de outubro de 2022
Instructor(s):   Albertina Piterbarg

Bem-vindo ao novo MOOC do Centro Knight, "Informação e Eleições na Era Digital", organizado pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Embora a era digital tenha apresentado oportunidades para aumentar a liberdade de expressão, as mídias sociais também apresentam novos desafios. A disseminação de desinformação e desinformação online, intimidação e assédio (principalmente contra mulheres), discurso de ódio e micro-direcionamento podem prejudicar os processos eleitorais e de governança. O MOOC explora primeiro as diversas más práticas, estratégias e técnicas que as partes interessadas eleitorais enfrentam online. O MOOC fornece, então, exemplos de respostas de várias partes interessadas por organizações da sociedade civil, jornalistas, órgãos de gestão eleitoral, autoridades reguladoras de mídia e partes interessadas eleitorais para contribuir para um ecossistema online transparente e inclusivo.

Os palestrantes incluirão: Alphonce Shiundu, Africa Check; Andrew Puddephatt, Internet Watch Foundation; Benoît Loutrel, Autoridade Reguladora da Comunicação Audiovisual e Digital (Autorité de régulation de la communication audiovisuelle et numérique; ARCOM); Glen Mashini, Presidente da Comissão Eleitoral (IEC) da África do Sul; Guilherme Canela, Chefe da Seção de Liberdade de Expressão e Segurança dos Jornalistas da UNESCO; Patricia Campos Mello, jornalista; Roselyn Akombe, Chefe de Governança e Construção da Paz na África do PNUD; Lorenzo Córdova Vianello e Karla Garduno, Instituto Nacional Eleitoral (INE) do México; Vusumuzi Sifile, Panos África do Sul; Ghassen Selmi, Especialista em Mídia e Transformação Digital no Centro Regional do PNUD para os Estados Árabes.

Seis profissionais e especialistas do PNUD apresentarão as contribuições dos palestrantes: Dan Malinovic, Ponto Focal para as Eleições; Niamh Hanafin, Conselheiro Sênior Integridade da Informação; Osama Aljaber, Especialista em Democracia Digital; Sare Knoope e Ajay Patel, respectivamente Gerente de Programa e especialista líder do Projeto SELECT; Tatiana Monney, Conselheira Eleitoral.

Assista ao vídeo abaixo e continue lendo para mais detalhes, incluindo instruções sobre como se inscrever.

unescoandundp

Choose from the options below

É fácil se inscrever na plataforma. Por favor, siga os seguintes passos:

  1. Crie uma conta em nossa plataforma de cursos online. Se você tem uma conta, mas já não participa nos nossos cursos há seis meses, por favor, crie uma nova conta para garantir que você possa acessar nossa plataforma de cursos online.
  2. Aguarde receber no seu e-mail uma mensagem confirmando que a sua conta foi criada. Se não receber este e-mail, por favor verifique na sua caixa de spam.
  3. Faça seu login na plataforma e desça o cursor até ver a lista de cursos. Clique no curso Informação e Eleições na Era Digital.
  4. Um botão vai aparecer na tela. Clique em “Inscreva-me” para se inscrever no curso. Você poderá acessar o curso no menu “Cursos”, no topo da página.
  5. Você vai receber um e-mail confirmando sua inscrição.

Para garantir que você receba e-mails sobre o curso, por favor, adicione aos seus contatos os seguintes e-mails  journalismcourses@austin.utexas.edu e filipa.rodrigues@utexas.edu.

O MOOC visa explorar as diversas más práticas, estratégias e técnicas que as partes interessadas eleitorais enfrentam online, bem como os exemplos de respostas das várias partes interessadas para contribuir para um ecossistema online transparente e inclusivo.

Este curso destina-se a todos os praticantes eleitorais e principais interessados eleitorais: Órgãos de Gestão Eleitoral (OGE), Órgãos Reguladores do Audiovisual (ARB), Organização da Sociedade Civil (OSC) de Direitos Humanos e Direitos da Mulher, observadores eleitorais nacionais e internacionais, atores políticos, academia e - verificar organizações. Também é dirigido a trabalhadores da mídia, representantes da mídia e jornalistas, incluindo mídia comunitária e jornalistas cidadãos .

Após a conclusão deste curso, os participantes serão capazes de:

  • Entender melhor como a nova era digital, incluindo internet, redes sociais e inteligência artificial, afetam os processos eleitorais;
  • Identificar como elementos-chave dos processos eleitorais (como direitos humanos, liberdade de expressão, liberdade de imprensa, direito à privacidade, direito à participação política, etc.) se aplicam na era digital;
  • Compreender a diferença e a dinâmica entre desinformação, informação falsa, informação enganadora e discurso de ódio no contexto dos processos eleitorais;
  • Reconhecer as principais estratégias e técnicas utilizadas para disseminar a desinformação e os alvos dentro do ciclo eleitoral; e
  • Estar familiarizado com as respostas e as lições aprendidas sobre como contribuir para um ecossistema online transparente e inclusivo.

Não são necessárias ferramentas ou aplicativos especiais para este curso.

Em primeiro lugar, note que este curso é assíncrono. Isso significa que não há atividades ao vivo, agendadas em horários pré-estabelecidos. Você pode se logar no curso e completar as atividades ao longo da semana, no seu próprio ritmo, nos dias e nas horas que forem mais convenientes para você.

Apesar de sua natureza assíncrona, ainda existem estruturas em vigor para a duração do curso.

O material está organizado em cinco módulos semanais. Cada módulo será apresentado pela especialista eleitoral da UNESCO, Albertina Piterbarg , e vários especialistas do PNUD. Cada módulo cobrirá um tópico diferente por meio de vídeos de profissionais e organizações experientes apresentando seus conhecimentos e experiências com o assunto. Incluirá também leituras e fóruns de discussão. Haverá um questionário a cada semana para testar o conhecimento que você adquiriu através dos materiais do curso. Os questionários semanais e a participação semanal nos fóruns de discussão são os requisitos básicos para obter um certificado de participação ao final do curso.

Este curso é muito flexível. Se você estiver atrasado no conteúdo, você tem até o final do curso para completar as aulas e atividades. Para não ficar para trás, nós recomendamos que você complete cada um dos ítens a seguir, antes do final de cada semana:

  • Vídeoaulas e apresentações de especialistas
  • Leituras e exercícios
  • Participação nos fóruns de discussão
  • Questionários sobre os conceitos apresentados nas videoaulas e/ou leituras

Módulo 1 – O novo paradigma da informação e eleições (19 a 25 de setembro de 2022)

As eleições constituem um momento crucial nas democracias e proporcionam aos cidadãos a oportunidade de escolher os seus representantes políticos que tomarão decisões críticas sobre o presente e o futuro de um determinado país. Enquanto a era digital trouxe inicialmente grandes oportunidades para eleitores e candidatos, as redes sociais apresentaram novos desafios para a liberdade de expressão, segurança dos cidadãos, candidatos e jornalistas, bem como para o acesso à informação. Este módulo fornecerá uma visão geral completa do Novo Paradigma da Informação e seu impacto nas eleições democráticas quando a partilha de informações ao longo do ciclo eleitoral for online.

Módulo 2 – Desinformação, informação falssa, informação enganadora e discurso de ódio (26 de setembro a 2 de outubro de 2022)

Neste módulo, você aprenderá as diferenças entre desinformação, informação falsa, informação enganadora e razão pela qual não usamos mais o termo “fake news”. Também analisaremos os motivadores humanos por trás do conteúdo engador e como o discurso de ódio afeta os processos eleitorais. Discutiremos a violência relacionada com as eleições e a violência eleitoral baseada em género, bem como a violência contra jornalistas.

Módulo 3 – O impacto das campanhas de desinformação no ciclo eleitoral e os mecanismos para as enfrentar (3 a 9 de outubro de 2022)

Neste Módulo, revisaremos as diversas estratégias e técnicas usadas para disseminar desinformação, informação falsa, informação enganadora. Falaremos sobre os principais alvos de desinformação dentro do ciclo eleitoral, e sobre as diferentes respostas para combater a desinformação – com base em boas práticas e lições aprendidas em vários continentes, e no uso de ferramentas como a inteligência artificial.

Módulo 4 – Foco em medidas preventivas para combater práticas nocivas (10 a 16 de outubro de 2022)

Neste módulo começaremos a analisar em detalhe algumas das medidas preventivas disponíveis para combater a desinformação, informação falsa e informação enganadora durante os processos eleitorais em relação ao ciclo eleitoral:  capacitação; promoção do diálogo e da coesão social; campanhas de informação pública; e alfabetização mediática. Também abrangerá tentativas regulatórias emergentes para impedir que conteúdos nocivos se espalhem online durante as eleições.

Módulo 5 – Envolvimento de várias partes interessadas e medidas corretivas para contribuir para um ecossistema online transparente e inclusivo (17 a 23 de outubro de 2022)

Neste módulo, continuaremos abordando as diferentes maneiras de combater práticas prejudiciais durante as eleições por meio de um envolvimento de várias partes interessadas para a identificação, verificação de fatos e medidas de monitoramento; medidas corretivas; ou contendo medidas corretivas e medidas regulatórias e não regulatórias. Estas medidas visam contribuir para um ecossistema online transparente e inclusivo.

APiterbargAlbertina Piterbarg é especialista eleitoral e jornalista que trabalha na área de Liberdade de Expressão e Segurança de Jornalistas na UNESCO. Ela tem mais de 20 anos de experiência trabalhando nas áreas de comunicação, eleições e participação política das mulheres na Organização dos Estados Americanos (OEA), Operações de Paz da ONU, PNUD, ONU Mulheres e, mais recentemente, na UNESCO, desde chefe de gabinete, líder de equipe, oficial de campo, consultor governamental, consultor independente e instrutora com certificado BRIDGE. Participou de várias missões no Níger, Costa do Marfim, Tunísia, Líbia, Timor-Leste, Nova Caledônia, México, Bolívia, Colômbia, Equador, República Dominicana e Venezuela, entre outros. Ela estudou Filosofia e Literatura na Universidade de Buenos Aires na Argentina e fez mestrado em Jornalismo na Universidade Saint Andrews da Argentina, onde recebeu o prêmio Outstanding University Graduate Award em 2018.

lucas_electionbannerLucas Novaes Ferreira é brasileiro, apaixonado por comunicação e direitos humanos e vive em Paris, França. É bacharel em Relações Internacionais e mestre em Comunicação pela Sciences Po, Paris. Atuou nas áreas de relações internacionais, comunicação global, inovação, eventos e campanhas, gestão de projetos, marketing, relações públicas e parcerias dentro das Nações Unidas, setor corporativo e ONGs no Brasil e França.

A liberdade de expressão é um tema presente tanto na sua trajetória acadêmica quanto profissional. Foi consultor especialista em comunicação na UNESCO na área de liberdade de expressão e proteção de jornalistas, e realizou sua tese de mestrado sobre os impactos da liberdade de expressão na era digital. Além disso, atuou como assistente de informação pública pelo ACNUR em Roraima, Brasil, onde desenvolveu um projeto de inovação com o objetivo combater desinformação nos abrigos para refugiados e migrantes venezuelanos durante a pandemia por meio da rádio comunitária e alfabetização midiática.

Um Certificado de Conclusão estará disponível para quem cumprir os requisitos do curso. Após a confirmação de que os requisitos foram cumpridos, o Knight Center irá enviar uma mensagem informando que você se qualifica para receber o certificado. O certificado é fornecido pelo Knight Center for Journalism in the Americas para comprovar a participação no curso online.

Para se qualificar para receber o Certificado de Conclusão, você deve:

  • Assistir às vídeo aulas semanais e cumprir as leituras semanas
  • Completar os questionários semanais com um percentual de acerto de no mínimo 70% (Você pode refazer os questionários quantas vezes for necessário. Apenas a nota mais alta vai ser considerada.)
  • Criar OU responder a pelo menos um tópico no fórum de discussões por semana