É fácil se inscrever na plataforma. Por favor, siga os seguintes passos:
Para garantir que você receba e-mails sobre o curso, por favor, adicione aos seus contatos os seguintes e-mails journalismcourses@austin.utexas.edu e filipa.rodrigues@utexas.edu.
O MOOC visa explorar as diversas más práticas, estratégias e técnicas que as partes interessadas eleitorais enfrentam online, bem como os exemplos de respostas das várias partes interessadas para contribuir para um ecossistema online transparente e inclusivo.
Este curso destina-se a todos os praticantes eleitorais e principais interessados eleitorais: Órgãos de Gestão Eleitoral (OGE), Órgãos Reguladores do Audiovisual (ARB), Organização da Sociedade Civil (OSC) de Direitos Humanos e Direitos da Mulher, observadores eleitorais nacionais e internacionais, atores políticos, academia e - verificar organizações. Também é dirigido a trabalhadores da mídia, representantes da mídia e jornalistas, incluindo mídia comunitária e jornalistas cidadãos .
Após a conclusão deste curso, os participantes serão capazes de:
Não são necessárias ferramentas ou aplicativos especiais para este curso.
Em primeiro lugar, note que este curso é assíncrono. Isso significa que não há atividades ao vivo, agendadas em horários pré-estabelecidos. Você pode se logar no curso e completar as atividades ao longo da semana, no seu próprio ritmo, nos dias e nas horas que forem mais convenientes para você.
Apesar de sua natureza assíncrona, ainda existem estruturas em vigor para a duração do curso.
O material está organizado em cinco módulos semanais. Cada módulo será apresentado pela especialista eleitoral da UNESCO, Albertina Piterbarg , e vários especialistas do PNUD. Cada módulo cobrirá um tópico diferente por meio de vídeos de profissionais e organizações experientes apresentando seus conhecimentos e experiências com o assunto. Incluirá também leituras e fóruns de discussão. Haverá um questionário a cada semana para testar o conhecimento que você adquiriu através dos materiais do curso. Os questionários semanais e a participação semanal nos fóruns de discussão são os requisitos básicos para obter um certificado de participação ao final do curso.
Este curso é muito flexível. Se você estiver atrasado no conteúdo, você tem até o final do curso para completar as aulas e atividades. Para não ficar para trás, nós recomendamos que você complete cada um dos ítens a seguir, antes do final de cada semana:
As eleições constituem um momento crucial nas democracias e proporcionam aos cidadãos a oportunidade de escolher os seus representantes políticos que tomarão decisões críticas sobre o presente e o futuro de um determinado país. Enquanto a era digital trouxe inicialmente grandes oportunidades para eleitores e candidatos, as redes sociais apresentaram novos desafios para a liberdade de expressão, segurança dos cidadãos, candidatos e jornalistas, bem como para o acesso à informação. Este módulo fornecerá uma visão geral completa do Novo Paradigma da Informação e seu impacto nas eleições democráticas quando a partilha de informações ao longo do ciclo eleitoral for online.
Neste módulo, você aprenderá as diferenças entre desinformação, informação falsa, informação enganadora e razão pela qual não usamos mais o termo “fake news”. Também analisaremos os motivadores humanos por trás do conteúdo engador e como o discurso de ódio afeta os processos eleitorais. Discutiremos a violência relacionada com as eleições e a violência eleitoral baseada em género, bem como a violência contra jornalistas.
Neste Módulo, revisaremos as diversas estratégias e técnicas usadas para disseminar desinformação, informação falsa, informação enganadora. Falaremos sobre os principais alvos de desinformação dentro do ciclo eleitoral, e sobre as diferentes respostas para combater a desinformação – com base em boas práticas e lições aprendidas em vários continentes, e no uso de ferramentas como a inteligência artificial.
Neste módulo começaremos a analisar em detalhe algumas das medidas preventivas disponíveis para combater a desinformação, informação falsa e informação enganadora durante os processos eleitorais em relação ao ciclo eleitoral: capacitação; promoção do diálogo e da coesão social; campanhas de informação pública; e alfabetização mediática. Também abrangerá tentativas regulatórias emergentes para impedir que conteúdos nocivos se espalhem online durante as eleições.
Neste módulo, continuaremos abordando as diferentes maneiras de combater práticas prejudiciais durante as eleições por meio de um envolvimento de várias partes interessadas para a identificação, verificação de fatos e medidas de monitoramento; medidas corretivas; ou contendo medidas corretivas e medidas regulatórias e não regulatórias. Estas medidas visam contribuir para um ecossistema online transparente e inclusivo.
Albertina Piterbarg é especialista eleitoral e jornalista que trabalha na área de Liberdade de Expressão e Segurança de Jornalistas na UNESCO. Ela tem mais de 20 anos de experiência trabalhando nas áreas de comunicação, eleições e participação política das mulheres na Organização dos Estados Americanos (OEA), Operações de Paz da ONU, PNUD, ONU Mulheres e, mais recentemente, na UNESCO, desde chefe de gabinete, líder de equipe, oficial de campo, consultor governamental, consultor independente e instrutora com certificado BRIDGE. Participou de várias missões no Níger, Costa do Marfim, Tunísia, Líbia, Timor-Leste, Nova Caledônia, México, Bolívia, Colômbia, Equador, República Dominicana e Venezuela, entre outros. Ela estudou Filosofia e Literatura na Universidade de Buenos Aires na Argentina e fez mestrado em Jornalismo na Universidade Saint Andrews da Argentina, onde recebeu o prêmio Outstanding University Graduate Award em 2018.
Lucas Novaes Ferreira é brasileiro, apaixonado por comunicação e direitos humanos e vive em Paris, França. É bacharel em Relações Internacionais e mestre em Comunicação pela Sciences Po, Paris. Atuou nas áreas de relações internacionais, comunicação global, inovação, eventos e campanhas, gestão de projetos, marketing, relações públicas e parcerias dentro das Nações Unidas, setor corporativo e ONGs no Brasil e França.
A liberdade de expressão é um tema presente tanto na sua trajetória acadêmica quanto profissional. Foi consultor especialista em comunicação na UNESCO na área de liberdade de expressão e proteção de jornalistas, e realizou sua tese de mestrado sobre os impactos da liberdade de expressão na era digital. Além disso, atuou como assistente de informação pública pelo ACNUR em Roraima, Brasil, onde desenvolveu um projeto de inovação com o objetivo combater desinformação nos abrigos para refugiados e migrantes venezuelanos durante a pandemia por meio da rádio comunitária e alfabetização midiática.
Um Certificado de Conclusão estará disponível para quem cumprir os requisitos do curso. Após a confirmação de que os requisitos foram cumpridos, o Knight Center irá enviar uma mensagem informando que você se qualifica para receber o certificado. O certificado é fornecido pelo Knight Center for Journalism in the Americas para comprovar a participação no curso online.
Para se qualificar para receber o Certificado de Conclusão, você deve: