texas-moody

Instructor-Led Course

Gestão de produtos jornalísticos: Como adotar o “product thinking” na sua redação

13 de fevereiro a 12 de março de 2023
Instructor(s):   Paty Gomes

Bem-vindos ao novo MOOC do Centro Knight, "Gestão de produtos jornalísticos: Como adotar o “product thinking” na sua redação", organizado pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas. Durante este curso online aberto massivo de quatro semanas, que será realizado de 13 de fevereiro a 12 de março de 2023, você vai ser apresentado aos papéis de uma pessoa de produto e os desafios que ela mais enfrenta no dia a dia, no contexto específico do jornalismo. Vamos discutir o caldo sócio-cultural que torna tão urgente falar da mentalidade de produto na redação agora e vamos nos debruçar sobre como dar os primeiros passos em produto no jornalismo, seja para lidar com entregas consolidadas seja para lançar novas iniciativas no mercado. Vamos tratar das habilidades necessárias para fazer tudo isso acontecer lançando mão de um super-poder que já temos, mas que precisamos usar de uma forma diferente neste novo contexto: a comunicação.

Assista ao vídeo abaixo e continue lendo para mais detalhes, incluindo instruções sobre como se inscrever.

 

foundation

Choose from the options below

É fácil se inscrever na plataforma. Por favor, siga os seguintes passos:

  1. Crie uma conta em nossa plataforma de cursos online. Se você tem uma conta, mas já não participa nos nossos cursos há seis meses, por favor, crie uma nova conta para garantir que você possa acessar nossa plataforma de cursos online.
  2. Aguarde receber no seu e-mail uma mensagem confirmando que a sua conta foi criada. Se não receber este e-mail, por favor verifique na sua caixa de spam.
  3. Faça seu login na plataforma e desça o cursor até ver a lista de cursos. Clique no curso Gestão de produtos jornalísticos: Como adotar o “product thinking” na sua redação.
  4. Um botão vai aparecer na tela. Clique em “Inscreva-me” para se inscrever no curso. Você poderá acessar o curso no menu “Cursos”, no topo da página.
  5. Você vai receber um e-mail confirmando sua inscrição.

Para garantir que você receba e-mails sobre o curso, por favor, adicione aos seus contatos os seguintes e-mails  journalismcourses@austin.utexas.edu e filipa.rodrigues@utexas.edu.

Neste curso, você conhecerá (ou revisitará) o conceito de visão de produto. Também será apresentado às etapas de uma carreira em produto e as habilidades que se espera para esta função. Entenderá os passos necessários para adotar uma abordagem de produto considerando os desafios reais que os jornalistas enfrentam. Por fim, você conhecerá estratégias para influenciar, negociar e comunicar suas ideias efetivamente.

Este curso foi pensado para jornalistas, criadores de conteúdo digital, gestores de mídias sociais, profissionais da comunicação e empreendedores, gerentes de produto e designers de UX/UI que querem adotar a mentalidade de produto em suas rotinas. Se você está numa redação ou escritório e acha que uma abordagem mais voltada para produto pode ajudar a dar escala ao que já vem sendo feito, se você tem uma ideia e quer tirá-la do papel, se você ganhou um grant e não sabe por onde começar este curso é para você. As aulas são feitas de jornalista para jornalista, de pessoa comunicadora para pessoa comunicadora, mesclando conteúdo teórico e exemplos práticos de quem conhece e passa pelos desafios de levar se trabalhar com produto em uma organização de mídia.

Ao concluir este curso, você terá compreendido o conjunto de habilidades e competências necessárias para trabalhar com produto em um contexto de jornalismo. Terá ainda os insumos necessários para dar os primeiros passos na adoção de uma abordagem de produto. Também entenderá como angariar apoio na defesa da mentalidade de produto e como comunicar estratégias de maneira efetiva.

Durante este MOOC, precisaremos de um computador com acesso à internet. Os participantes devem ser capazes de usar Google Documents, Google Spreadsheets e Google Slides. Como alguns textos de apoio serão em inglês, ferramentas de tradução on-line podem ser úteis.

Em primeiro lugar, note que este curso é assíncrono. Isso significa que não há atividades ao vivo, agendadas em horários pré-estabelecidos. Você pode se logar no curso e completar as atividades ao longo da semana, no seu próprio ritmo, nos dias e nas horas que forem mais convenientes para você. Apesar de sua natureza assíncrona, o curso tem alguns pilares.
O material é organizado em quatro módulos semanais. Cada módulo será lecionado pela nossa instrutora Paty Gomes, e vai tratar de um tema diferente por meio de vídeos, apresentações, leituras e fóruns de discussão. Haverá um questionário por semana para aferir os conhecimentos que você obteve. Os testes e a participação nos fóruns de discussão, semana a semana, são os requisitos básicos para obter um certificado de conclusão ao final do curso.
Este curso é muito flexível. Se você estiver atrasado no conteúdo, você tem até o final do curso para completar as aulas e atividades. Para não ficar para trás, nós recomendamos que você complete cada um dos ítens a seguir, antes do final de cada semana:

  • Vídeo-aulas
  • Leituras e exercícios
  • Participação nos fóruns de discussão
  • Questionários sobre os conceitos apresentados nas videoaulas e/ou leituras

Módulo 1: Desafio de usar a mentalidade de produto no jornalismo

(de 13 a 19 de fevereiro de 2023)

Neste módulo, começaremos definindo o que é produto e o que é visão de produto, para que possamos seguir com as demais discussões a partir de um entendimento comum destes conceitos. Trataremos das particularidades de se aplicar as boas práticas do gerenciamento de produto no jornalismo: falaremos onde é mais fácil e onde é mais difícil adotar a abordagem e por quê.

- Este módulo abordará

  • Definindo produto e visão de produto: pode ser que você já use e nem saiba;
  • O igual, o diferente e o mais difícil da visão de produto no jornalismo, se comparados com outras indústrias;
  • A evolução de carreira típica de uma pessoa de produto e o que acontece no jornalismo;
  • As características que ajudam (e as que atrapalham) uma jornalista se tornar uma pessoa de produto;
  • News Product Alliance como ponto de encontro para troca de experiências;
  • Case: Juan Torres, program manager no ICFJ, jornalista que já experimentou trabalhar com produto de muitas formas diferentes

Módulo 2: Visão de produto para produtos existentes

(de 20 a 26 de fevereiro de 2023)

Na vida real, muitas vezes temos que consertar o avião em pleno voo. Como trazer a visão de produtos para produtos já existentes? Como dar o primeiro passo? Este módulo vai ajudar a fazer um diagnóstico da situação e apresentar processos e ferramentas que podem ajudar na adoção da mentalidade de produto sem ter que jogar tudo que se tem fora.

- Este módulo abordará:

  • O diagnóstico perfeito: identificar quais produtos são entregues, quem participa do processo e de que forma a entrega é feita;
  • Exercitando o preenchimento do template da estratégia de produto;
  • Criação e otimização de processos tendo a Agilidade como aliada;
  • Criação de roadmap de melhorias;
  • Avaliação de desempenho, já que o que não é medido não pode ser melhorado

Módulo 3: Visão de produto para produtos novos

( 27 de fevereiro a 5 de março de 2023)

Muitas são as situações em que nos vemos diante de novas ideias –pessoas da nossa organização propuseram algo que parece legal, ganhamos um grant ou queremos desenvolver algo novo nós mesmas. Tirar ideias do papel é muito mais transpiração do que inspiração. Neste módulo, vamos tratar das etapas necessárias ao lançamento de novos produtos.

Este módulo abordará:

  • Como prospectar novas ideias a partir do problema;
  • Como conhecer sua audiência;
  • Como desenhar sua solução;
  • Dominando a priorização: como dizer mais não do que sim sem ser odiada por isso;
  • O desafio de montar uma equipe multidisciplinar para entregar o solução priorizada;
  • O desenho organizacional para entregar o produto certo, da forma certa, para o usuário certo;
  • Dica: volte ao curso de estratégias no jornalismo.
  • Case: a ser definido

Módulo 4: A arte de rodar vários pratos ao mesmo tempo

(6 a 12 de março de 2023)

Depois de entendermos as ações práticas que vão nos ajudar a adotar a visão de produto no nosso contexto, o próximo passo natural seria começar a fazer, certo? Errado. Muitas vezes, precisaremos advogar pelo produto e explicar para a nossa equipe e para os nossos líderes por que essa abordagem é tão importante. Para isso, precisaremos traduzir línguas diferentes, promover a troca de saberes de várias áreas, negociar e influenciar decisões. Neste módulo, discutiremos estratégias e ferramentas que nos propiciam exercer bem um super-poder que jornalistas conhecem bem: a comunicação.

- Este módulo abordará:

  • A tensão entre desenvolver projetos, que trazem dinheiro hoje, e produtos, que garantem o longo prazo;
  • Documentar, documentar e documentar –um simples ato que pode ajudar no alinhamento dentro e fora do time;
  • Dicas de ferramentas e estratégias de comunicação para garantir uma comunicação transparente;
  • Negociar e influenciar como parte do dia a dia do trabalho.
  • Case: Luciana Cardoso, Head de produto na Bandplay e vice-presidente do board da News Product Alliance falará sobre a arte de negociar como parte do dia a dia de produto

PatyPaty Gomes é diretora de produtos e tecnologia no JOTA, startup brasileira que une tecnologia e jornalismo na cobertura dos Três Poderes e que, em 2019, foi considerada a melhor startup de notícias digitais do mundo (WAN-IFRA).

Começou sua carreira como jornalista de educação na Folha de S.Paulo e foi picada pela mosca do empreendedorismo no Porvir, site de educação que ajudou a fundar.

Fez a transição para a carreira de produtos depois de estudar inovações em modelos de negócio na Northwestern University (Chicago) e passar um ano trabalhando no EdSurge, edtech do Vale do Silício. No JOTA, tem o desafio de dar escala aos produtos nascidos de maneira artesanal e já validados pelos usuários.

Um Certificado de Conclusão estará disponível para quem cumprir os requisitos do curso. Após a confirmação de que os requisitos foram cumpridos, o Knight Center irá enviar uma mensagem informando que você se qualifica para receber o certificado. Há uma taxa administrativa de $30 (trinta dólares americanos), que pode ser paga por cartão de crédito. Após a confirmação do pagamento, você receberá um e-mail com instruções para fazer o download do certificado.

O certificado não está associado a nenhum tipo de crédito de aulas. O certificado é fornecido pelo Knight Center for Journalism in the Americas para comprovar a participação no curso online.

Para se qualificar para receber o Certificado de Conclusão, você deve:

  • Assistir às vídeo aulas semanais e cumprir as leituras semanas
  • Completar os questionários semanais com um percentual de acerto de no mínimo 70% (Você pode refazer os questionários quantas vezes for necessário. Apenas a nota mais alta vai ser considerada.)
  • Criar OU responder a pelo menos um tópico no fórum de discussões por semana

Ao final do curso, se você tiver cumprido todos os requisitos, iremos enviar uma mensagem com instruções para fazer o pagamento e o download do certificado. O processo de verificação leva de três a cinco dias úteis.