texas-moody

Instructor-Led Course

Desinformação e fact-checking em tempos de COVID-19 na América Latina e no Caribe

De 15 de fevereiro a 14 de março de 2021
Instructor(s):   Cristina Tardáguila

Bem-vindo ao novo MOOC do Centro Knight, "Desinformação e fact-checking em tempos de COVID-19 na América Latina e no Caribe", oferecido em quatro módulos semanais de 15 de fevereiro a 14 de março de 2021. Destinado a jornalistas e comunicadores em geral, esse curso gratuito é aberto a todos os interessados ​​no assunto, principalmente professores e alunos de jornalismo. Em quatro semanas, a instrutora Cristina Tardáguila explicará as origens de fact-checking no jornalismo e ensinará as ferramentas necessárias para desmascarar peças desinformativas nestes tempos de pandemia. Assista ao vídeo e leia abaixo os detalhes do curso, como programa, metas, objetivos e instruções de como se inscrever.

Este curso do Centro Knight é possível graças ao apoio da UNESCO através do projeto #CoronavirusFacts, financiado pela União Europeia.

logo

Choose from the options below

É fácil se inscrever na plataforma. Por favor, siga os seguintes passos:

  1. Crie uma conta em nossa plataforma de cursos online. Se você tem uma conta, mas já não participa no nossos cursos há seis meses, por favor, crie uma nova conta para garantir que você possa acessar nossa plataforma de cursos online.
  2. Aguarde receber no seu e-mail uma mensagem confirmando que a sua conta foi criada. Se não receber este e-mail, por favor verifique na sua caixa de spam.
  3. Faça seu login na plataforma e desça o cursor até ver a lista de cursos. Clique no curso
    “Desinformação e fact-checking em tempos de COVID-19 na América Latina e no Caribe”.
  4. Um botão vai aparecer na tela. Clique em “Inscreva-me” para se inscrever no curso. Você poderá acessar o curso no menu “Cursos”, no topo da página.
  5. Você vai receber um e-mail confirmando sua inscrição.

Para garantir que você receba e-mails sobre o curso, por favor, adicione aos seus contatos os seguintes e-mails  journalismcourses@austin.utexas.edu e filipa.rodrigues@utexas.edu.

Neste curso, você mergulhará no mundo da checagem de fatos. Em 4 semanas, você aprenderá a história do fact-checking, discutirá algumas situações da vida real (especialmente com foco em COVID-19 e governança) em tempos de pandemia, aprenderá ferramentas necessárias para desmascarar peças desinformativas e estudará o Código de Ética da International Fact-Checking Network (Rede Internacional de Checagem de Fatos, IFCN). Você também terá uma visão geral das últimas tentativas de regulamentação para combate à desinformação tanto na região quanto no mundo.

Ao concluir este curso, você terá:

  • Compreendido os conceitos básicos que são usados ​​atualmente pelos checadores de fatos
  • Conhecido a história do fact-checking e como essa técnica se espalhou pela região e pelo mundo
  • Detectado boatos virais e desmascarado alguns deles usando ferramentas simples
  • Entendido e aplicado o Código de Ética da IFCN
  • Analisado e discutido alguns cenários da vida real do checador
  • Visto o que está sendo feito para prevenir a desinformação na região e em diferentes partes do mundo

Módulo de Introdução

- Neste módulo, cobriremos:

  • O que é fact-checking, debunking e verification? Por que não devemos dizer "fake news"
  • Quando e como a checagem começou?

Módulo 1: Introdução à checagem de fatos

Examinamos a história do fact-checking e discutimos alguns conceitos básicos.

- Este módulo abordará:

  • O que é a IFCN? Quão diferentes são seus signatários?
  • Grandes checadores da América Latina
  • Uma breve conversa com dois fact-checkers sobre o que eles acreditam ser seus maiores desafios hoje.

Módulo 2: Como começo uma unidade de checagem?

Vamos nos aprofundar no Código de Ética da IFCN e ver alguns bons exemplos de sua aplicação.

- Este módulo cobrirá:

  • Como criar sua própria metodologia
  • Como ser transparente sobre fundos e fontes
  • O que é uma boa política de correção?
  • Maneiras de evitar viés
  • Entrevista com pelo menos 2 checadores da América Latina

Módulo 3: COVID-19 Governança no tempo da pandemia: cenários da vida real

Mostraremos algumas ferramentas básicas para serem usadas pelos fact-checkers para detectar boatos virais ou para desmascará-los.
- Este módulo cobrirá:

  • Não dê oxigênio a conteúdos falsos que não são virais. Use ferramentas gratuitas como Portal Check, CrowdTangle, TweetDeck e outras ferramentas como Buzzsumo para ter certeza de que você não está ajudando os desinformadores
  • Cinco ferramentas básicas para avaliar a veracidade de imagens e vídeos + outras ferramentas interessantes de fact-checking
  • Casos eleitorais
  • Casos sobre COVID-19

Módulo 4: A regulamentação é a melhor maneira de combater a desinformação?

Abordaremos uma visão geral do que está sendo feito em diferentes países para impedir / reduzir a disseminação da desinformação: de leis aplicadas na Ásia (que podem inspirar políticos na América Latina) até o investimento europeu em educação.

- Este módulo abrangerá:

  • Guia da IFCN sobre tentativas de regulação contra notícias falsas
  • Leis que foram aprovadas na Índia, Tailândia, Indonésia, Malásia ... e como eles estão agora refletindo em propostas no Brasil, Argentina etc.
  • Os exemplos filandês e britânico. Por que é tão difícil para os países latino-americanos investir em alfabetização midiática? O que está sendo feito na região nesse sentido?

Cristina TardáguilaCristina Tardáguila é diretora adjunta da International Fact-Checking Network (IFCN) e fundadora da Agência Lupa, a primeira agência de notícias especializada em fact-checking do Brasil. Jornalista graduada pela Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ), Cristina tem pós-graduação pela Universidad Rey Juan Carlos, em Madrid; e MBA em Marketing Digital pela Fundação Getulio Vargas, no Rio. Foi repórter editora na agência EFE e nos jornais O Globo e Folha de S.Paulo, além da revista piauí. Cristina é autora dos livros "A arte do descaso", sobre roubo de arte; e "Você foi enganado", sobre mentiras presidenciais. Cristina já fez duas apresentações no TEDx sobre desinformação e levou o prêmio de jornalista do ano do jornal elPeriodico, na Espanha. Ela também foi indicada para o prêmio Gabriel García Márquez, na Colômbia, na categoria inovação e agora coordena a aliança CoronaVirusFacts, o maior projeto de fact-checking colaborativo do mundo.

Este curso foi pensado para jornalistas,repórteres, editores, fotógrafos, designers, publicitários, estudantes de comunicação e pesquisadores de mídia.

Durante este MOOC, podemos ter que fazer login em diferentes plataformas de mídia social, como Facebook, Twitter, Instagram e possivelmente WhatsApp. Os participantes devem ser capazes de usar Google Documents, Google Spreadsheets e diferentes navegadores.

Em primeiro lugar, note que este curso é assíncrono. Isso significa que não há atividades ao vivo, agendadas em horários pré-estabelecidos. Você pode se logar no curso e completar as atividades ao longo da semana, no seu próprio ritmo, nos dias e nas horas que forem mais convenientes para você. Apesar de sua natureza assíncrona, o curso tem alguns pilares.
O material é organizado em quatro módulos semanais. Cada módulo será lecionado pelo nosso instrutora Cristina Tardáguila, com o apoio de instrutores assistentes, e vai tratar de um tema diferente por meio de vídeos, apresentações, leituras e fóruns de discussão. Haverá um questionário por semana para aferir os conhecimentos que você obteve. Os testes e a participação nos fóruns de discussão, semana a semana, são os requisitos básicos para obter um certificado de conclusão ao final do curso.
Este curso é muito flexível. Se você estiver atrasado no conteúdo, você tem até o final do curso para completar as aulas e atividades. Para não ficar para trás, nós recomendamos que você complete cada um dos ítens a seguir, antes do final de cada semana:

  • Vídeoaulas
  • Leituras e exercícios
  • Participação nos fóruns de discussão
  • Questionários sobre os conceitos apresentados nas videoaulas e/ou leituras

Um Certificado de Conclusão estará disponível para quem cumprir os requisitos do curso. Após a confirmação de que os requisitos foram cumpridos, o Knight Center irá enviar uma mensagem informando que você se qualifica para receber o certificado. Há uma taxa administrativa de $30 (trinta dólares americanos), que pode ser paga por cartão de crédito. Após a confirmação do pagamento, você irá receber um e-mail com instruções para fazer o download do certificado. O certificado não está associado a nenhum tipo de crédito de aulas. O certificado é fornecido pelo Knight Center for Journalism in the Americas para comprovar a participação no curso online.

Para se qualificar para receber o Certificado de Conclusão, você deve:

  • Assistir às vídeo aulas semanais e cumprir as leituras semanas
  • Completar os questionários semanais com um percentual de acerto de no mínimo 70% (Você pode refazer os questionários quantas vezes for necessário. Apenas a nota mais alta vai ser considerada.)
  • Criar OU responder a pelo menos um tópico no fórum de discussões por semana

Ao final do curso, se você tiver cumprido todos os requisitos, iremos enviar uma mensagem com instruções para fazer o pagamento e o download do certificado. O processo de verificação leva de três a cinco dias úteis.