texas-moody

Instructor-Led Course

Cobertura da vacina para COVID-19: O que os jornalistas precisam de saber

De 29 de março a 25 de abril de 2021
Instructor(s):   Maryn McKenna (PT)

Durante este curso massivo, aberto e online (MOOC, na sigla em inglês) de quatro semanas, os alunos irão aprender como melhorar a cobertura da COVID-19 e das vacinas. Os alunos terão também a oportunidade de ouvir os principais jornalistas científicos e especialistas médicos, que irão discutir a eficácia de diferentes fórmulas de vacinas e a sua distribuição, compartilhar dicas para dissipar desinformação ao cobrir as vacinas, e muito mais. Assista a este vídeo e encontre mais detalhes abaixo, incluindo instruções sobre como se inscrever neste curso, que será realizado de 29 de março a 25 de abril de 2021.

Este é um curso do Centro Knight realizado em parceria com a UNESCO, PNUD e OMS e co-financiado pela União Europeia.

pt

Choose from the options below

É fácil se inscrever na plataforma. Por favor, siga os seguintes passos:

  1. Crie uma conta em nossa plataforma de cursos online. Se você tem uma conta, mas já não participa nos nossos cursos há seis meses, por favor, crie uma nova conta para garantir que você possa acessar nossa plataforma de cursos online.
  2. Aguarde receber no seu e-mail uma mensagem confirmando que a sua conta foi criada. Se não receber este e-mail, por favor verifique na sua caixa de spam.
  3. Faça seu login na plataforma e desça o cursor até ver a lista de cursos. Clique no curso
    “Cobertura da vacina para COVID-19: O que os jornalistas precisam de saber”.
  4. Um botão vai aparecer na tela. Clique em “Inscreva-me” para se inscrever no curso. Você poderá acessar o curso no menu “Cursos”, no topo da página.
  5. Você vai receber um e-mail confirmando sua inscrição.

Para garantir que você receba e-mails sobre o curso, por favor, adicione aos seus contatos os seguintes e-mails  journalismcourses@austin.utexas.edu e filipa.rodrigues@utexas.edu.

Neste curso de quatro semanas, os participantes vão aprender como as vacinas contra a covid-19 foram desenvolvidas, vão examinar a eficácia dos diferentes imunizantes, analisar os planos de distribuição das doses e investigar a complexidade em superar a hesitação e a desinformação sobre o tema.

Os participantes terão acesso a conteúdos com cientistas, outros jornalistas e funcionários de agências internacionais, como a Organização Mundial da Saúde. Além disso, aprenderão com informações relevantes para começar ou continuar cobrindo as campanhas de vacinação, e sairão com uma extensa lista de dicas e recomendações para fazer suas próprias reportagens, independentemente de sua experiência nas editorias de saúde e ciência.

O curso fornecerá aos jornalistas ferramentas para dissipar a desinformação, as notícias falsas e os mitos criados em torno das vacinas contra a covid-19.

Na conclusão deste curso, os participantes serão capazes de:

  • Integrar o conhecimento vindo de várias fontes para entender o alcance das vacinas contra a covid-19;
  • Avaliar os achados de ensaios clínicos das vacinas e compreender as alegações de eficácia e efetividade;
  • Identificar fontes de dados e informações sobre planos de distribuição internacional e nacional de vacinas;
  • Compreender e distinguir os perigos da hesitação sobre as vacinas e dos movimentos antivacina mais coordenados e articulados;
  • Identificar o aumento da desinformação e das notícias falsas em torno das vacinas contra a covid-19;
  • Fazer um planejamento da cobertura das campanhas de vacinação contra a covid-19, priorizando o contexto local de cada país com suas particularidades políticas, econômicas e sociais;
  • Participar de uma comunidade mundial de jornalistas que cobrem a vacinação contra a covid-19, a fim de compartilhar percepções e experiências práticas.

Módulo de Introdução

Fornecerá uma visão geral do curso, algumas leituras iniciais e inclui, além deste programa, vídeos de boas-vindas explicando o que os alunos aprenderão durante as próximas quatro semanas.

Módulo 1: As vacinas chegaram! E agora?
(29 de março a 4 de abril de 2021)

Tem como objetivo cobrir as diferentes vacinas que foram licenciadas até o momento em todo o mundo e as muitas candidatas ainda em desenvolvimento, explicando como as tecnologias diferem. Analisaremos os dados dos ensaios clínicos, identificaremos as fontes de informação sobre as vacinas e explicaremos os diferentes desafios logísticos da distribuição a partir de agora.

Módulo 2: Quando as vacinas estarão disponíveis a todos?
(5 - 11 de abril de 2021)

A segunda semana do curso examinará como aconteceu a distribuição das doses nos países que já começaram a vacinação e explorará as previsões de quando outros locais receberão os imunizantes. Outro tópico será o risco do “nacionalismo de vacinas”. Também serão explicados os planos internacionais para garantir que os países em desenvolvimento recebam uma parte justa de doses das vacinas.

Módulo 3: Como podemos confiar nas vacinas?
(12 - 18 de abril de 2021)

Aqui será feita a distinção entre a hesitação vacinal e o ativismo organizado antivacinação. Também discutiremos as preocupações razoáveis ​​de grupos minoritários e os exemplos de nações que no passado foram vítimas de práticas antiéticas de pesquisa. Por fim, analisaremos o aumento da desinformação sobre as vacinas e exploraremos recursos para desmascarar informações falsas e encorajar a confiança das pessoas a respeito do processo científico.

Módulo 4: O futuro de um mundo vacinado
(19 a 25 de abril de 2021)

A última semana terá como foco as previsões de quanto tempo levará para atingirmos a imunidade coletiva e até que ponto as sociedades precisarão persistir com medidas preventivas, como o uso de máscaras e o distanciamento social. Também vamos discutir os riscos das novas variantes emergentes do coronavírus e exploraremos as respostas contínuas necessárias se o Sars-CoV-2 (o vírus responsável pela covid-19) virar uma endemia.

marynMaryn McKenna é uma jornalista independente, especialista em saúde pública, saúde global e políticas alimentares, e Senior Fellow do Center for the Study of Human Health, na Emory University, onde ensina escrita e narrativa de saúde e ciência.

É autora do bestseller BIG CHICKEN: The Incredible Story of How Antibiotics Created Modern Agriculture and Changed the Way the World Eats (em tradução livre: “A incrível história de como os antibióticos moldaram a agricultura e transformaram a forma como o mundo come”), de 2017, que venceu o Science in Society Award, em 2018, e foi eleito como um dos melhores livros de 2017 pela Amazon, Smithsonian, Science News, Wired, Civil Eats, entre outras. Também é autora dos livros premiados Superbug (Super-inseto) e Beating Back the Devil (Derrotando o mal).

A jornalista aparece no documentário Resistance Fighters (Lutadores da resistência), de 2019, vencedor de grandes prêmios nos festivais de Vancouver e Paris, e no documentário americano Resistance (Resistência), de 2014. Sua TED Talk “O que fazer quando os antibióticos não funcionam mais” foi vista mais de 1,8 milhão de vezes e traduzida para 34 línguas.

Maryn McKenna é colaboradora da WIRED e escreve para The New York Times Magazine, The New Republic, National Geographic, Mother Jones, Newsweek, NPR, Smithsonian, Scientific American, Slate, The Atlantic, Nature, e The Guardian, entre outras.

Recebeu diversos prêmios, entre eles: AAAS-Kavli Gold Award para jornalismo de revista, em 2019; John P. McGovern Award por excelência em comunicação biomédica, em 2019; Leadership Award da Alliance for the Prudent Use of Antibiotics, em 2014; Byron H. Waksman Award por excelência na comunicação pública de ciências da vida, em 2013. Foi Poynter Fellow de Jornalismo em Yale, em 2018, e Knight Science Journalism Fellow no MIT, entre 2013 e 2014. Vive em Atlanta, nos Estados Unidos.

A epidemia de covid-19 é o principal assunto do mundo inteiro nos últimos meses e vem tomando boa parte do tempo de trabalho nas redações. Portanto, este curso tem como meta atrair jornalistas com uma ampla gama de experiências — desde os especializados em ciência e saúde até aqueles que cobrem temas gerais, para quem os ensaios clínicos e a produção ou distribuição de vacinas são um novo território a ser explorado.

Este curso exige apenas que você tenha acesso a uma conexão com a internet e um navegador, como o Google Chrome, o Mozilla Firefox e o Safari.

É importante observar que este é um curso assíncrono. Em outras palavras, isso significa que não há transmissões ao vivo programadas em horários específicos. Você pode acessar todo o conteúdo e realizar as atividades no seu próprio ritmo, nos dias e nos horários que forem mais convenientes para você.

Apesar de sua natureza assíncrona, ainda existem estruturas de funcionamento bem definidas durante o curso.

O material está organizado em quatro módulos semanais. Cada módulo será ministrado pela jornalista Maryn McKenna, que contará com a ajuda de palestrantes convidados e de instrutores assistentes que falam espanhol, português e francês.

Esses módulos cobrirão um tópico diferente por meio de vídeos, apresentações, leituras e fóruns de discussão. Ao final de cada semana, você precisará preencher um questionário para testar o conhecimento que adquiriu com os materiais.

Os questionários semanais e a participação nos fóruns de discussão são os requisitos básicos para obter um certificado de participação no final do curso.

Como você pode observar, a estrutura é muito flexível. Portanto, se você estiver atrasado com os materiais e as entregas, terá toda a duração do curso completá-los.

Recomendamos que você conclua cada um dos conteúdos da lista a seguir antes do final de cada semana, para não ficar atrasado em relação ao restante da turma:

  • Vídeo-aulas
  • Leituras, apostilas e exercícios
  • Participação nos fóruns de discussão
  • Questionários que cobrem os conceitos de cada módulo

Um Certificado de Conclusão estará disponível para quem cumprir os requisitos do curso. Após a confirmação de que os requisitos foram cumpridos, o Knight Center irá enviar uma mensagem informando que você se qualifica para receber o certificado. Há uma taxa administrativa de $30 (trinta dólares americanos), que pode ser paga por cartão de crédito. Após a confirmação do pagamento, você irá receber um e-mail com instruções para fazer o download do certificado. O certificado não está associado a nenhum tipo de crédito de aulas. O certificado é fornecido pelo Knight Center for Journalism in the Americas para comprovar a participação no curso online.

Para se qualificar para receber o Certificado de Conclusão, você deve:

  • Assistir às vídeo aulas semanais e cumprir as leituras semanas
  • Completar os questionários semanais com um percentual de acerto de no mínimo 70% (Você pode refazer os questionários quantas vezes for necessário. Apenas a nota mais alta vai ser considerada.)
  • Criar OU responder a pelo menos um tópico no fórum de discussões por semana

Ao final do curso, se você tiver cumprido todos os requisitos, iremos enviar uma mensagem com instruções para fazer o pagamento e o download do certificado. O processo de verificação leva de três a cinco dias úteis.