É fácil se inscrever na plataforma. Por favor, siga os seguintes passos:
Para garantir que você receba e-mails sobre o curso, por favor, adicione aos seus contatos os seguintes e-mails journalismcourses@austin.utexas.edu e filipa.rodrigues@utexas.edu.
Neste curso de quatro semanas, os participantes vão aprender como as vacinas contra a covid-19 foram desenvolvidas, vão examinar a eficácia dos diferentes imunizantes, analisar os planos de distribuição das doses e investigar a complexidade em superar a hesitação e a desinformação sobre o tema.
Os participantes terão acesso a conteúdos com cientistas, outros jornalistas e funcionários de agências internacionais, como a Organização Mundial da Saúde. Além disso, aprenderão com informações relevantes para começar ou continuar cobrindo as campanhas de vacinação, e sairão com uma extensa lista de dicas e recomendações para fazer suas próprias reportagens, independentemente de sua experiência nas editorias de saúde e ciência.
O curso fornecerá aos jornalistas ferramentas para dissipar a desinformação, as notícias falsas e os mitos criados em torno das vacinas contra a covid-19.
Na conclusão deste curso, os participantes serão capazes de:
Módulo de Introdução
Fornecerá uma visão geral do curso, algumas leituras iniciais e inclui, além deste programa, vídeos de boas-vindas explicando o que os alunos aprenderão durante as próximas quatro semanas.
Módulo 1: As vacinas chegaram! E agora?
(29 de março a 4 de abril de 2021)
Tem como objetivo cobrir as diferentes vacinas que foram licenciadas até o momento em todo o mundo e as muitas candidatas ainda em desenvolvimento, explicando como as tecnologias diferem. Analisaremos os dados dos ensaios clínicos, identificaremos as fontes de informação sobre as vacinas e explicaremos os diferentes desafios logísticos da distribuição a partir de agora.
Módulo 2: Quando as vacinas estarão disponíveis a todos?
(5 - 11 de abril de 2021)
A segunda semana do curso examinará como aconteceu a distribuição das doses nos países que já começaram a vacinação e explorará as previsões de quando outros locais receberão os imunizantes. Outro tópico será o risco do “nacionalismo de vacinas”. Também serão explicados os planos internacionais para garantir que os países em desenvolvimento recebam uma parte justa de doses das vacinas.
Módulo 3: Como podemos confiar nas vacinas?
(12 - 18 de abril de 2021)
Aqui será feita a distinção entre a hesitação vacinal e o ativismo organizado antivacinação. Também discutiremos as preocupações razoáveis de grupos minoritários e os exemplos de nações que no passado foram vítimas de práticas antiéticas de pesquisa. Por fim, analisaremos o aumento da desinformação sobre as vacinas e exploraremos recursos para desmascarar informações falsas e encorajar a confiança das pessoas a respeito do processo científico.
Módulo 4: O futuro de um mundo vacinado
(19 a 25 de abril de 2021)
A última semana terá como foco as previsões de quanto tempo levará para atingirmos a imunidade coletiva e até que ponto as sociedades precisarão persistir com medidas preventivas, como o uso de máscaras e o distanciamento social. Também vamos discutir os riscos das novas variantes emergentes do coronavírus e exploraremos as respostas contínuas necessárias se o Sars-CoV-2 (o vírus responsável pela covid-19) virar uma endemia.
Maryn McKenna é uma jornalista independente, especialista em saúde pública, saúde global e políticas alimentares, e Senior Fellow do Center for the Study of Human Health, na Emory University, onde ensina escrita e narrativa de saúde e ciência.
É autora do bestseller BIG CHICKEN: The Incredible Story of How Antibiotics Created Modern Agriculture and Changed the Way the World Eats (em tradução livre: “A incrível história de como os antibióticos moldaram a agricultura e transformaram a forma como o mundo come”), de 2017, que venceu o Science in Society Award, em 2018, e foi eleito como um dos melhores livros de 2017 pela Amazon, Smithsonian, Science News, Wired, Civil Eats, entre outras. Também é autora dos livros premiados Superbug (Super-inseto) e Beating Back the Devil (Derrotando o mal).
A jornalista aparece no documentário Resistance Fighters (Lutadores da resistência), de 2019, vencedor de grandes prêmios nos festivais de Vancouver e Paris, e no documentário americano Resistance (Resistência), de 2014. Sua TED Talk “O que fazer quando os antibióticos não funcionam mais” foi vista mais de 1,8 milhão de vezes e traduzida para 34 línguas.
Maryn McKenna é colaboradora da WIRED e escreve para The New York Times Magazine, The New Republic, National Geographic, Mother Jones, Newsweek, NPR, Smithsonian, Scientific American, Slate, The Atlantic, Nature, e The Guardian, entre outras.
Recebeu diversos prêmios, entre eles: AAAS-Kavli Gold Award para jornalismo de revista, em 2019; John P. McGovern Award por excelência em comunicação biomédica, em 2019; Leadership Award da Alliance for the Prudent Use of Antibiotics, em 2014; Byron H. Waksman Award por excelência na comunicação pública de ciências da vida, em 2013. Foi Poynter Fellow de Jornalismo em Yale, em 2018, e Knight Science Journalism Fellow no MIT, entre 2013 e 2014. Vive em Atlanta, nos Estados Unidos.
A epidemia de covid-19 é o principal assunto do mundo inteiro nos últimos meses e vem tomando boa parte do tempo de trabalho nas redações. Portanto, este curso tem como meta atrair jornalistas com uma ampla gama de experiências — desde os especializados em ciência e saúde até aqueles que cobrem temas gerais, para quem os ensaios clínicos e a produção ou distribuição de vacinas são um novo território a ser explorado.
Este curso exige apenas que você tenha acesso a uma conexão com a internet e um navegador, como o Google Chrome, o Mozilla Firefox e o Safari.
É importante observar que este é um curso assíncrono. Em outras palavras, isso significa que não há transmissões ao vivo programadas em horários específicos. Você pode acessar todo o conteúdo e realizar as atividades no seu próprio ritmo, nos dias e nos horários que forem mais convenientes para você.
Apesar de sua natureza assíncrona, ainda existem estruturas de funcionamento bem definidas durante o curso.
O material está organizado em quatro módulos semanais. Cada módulo será ministrado pela jornalista Maryn McKenna, que contará com a ajuda de palestrantes convidados e de instrutores assistentes que falam espanhol, português e francês.
Esses módulos cobrirão um tópico diferente por meio de vídeos, apresentações, leituras e fóruns de discussão. Ao final de cada semana, você precisará preencher um questionário para testar o conhecimento que adquiriu com os materiais.
Os questionários semanais e a participação nos fóruns de discussão são os requisitos básicos para obter um certificado de participação no final do curso.
Como você pode observar, a estrutura é muito flexível. Portanto, se você estiver atrasado com os materiais e as entregas, terá toda a duração do curso completá-los.
Recomendamos que você conclua cada um dos conteúdos da lista a seguir antes do final de cada semana, para não ficar atrasado em relação ao restante da turma:
Um Certificado de Conclusão estará disponível para quem cumprir os requisitos do curso. Após a confirmação de que os requisitos foram cumpridos, o Knight Center irá enviar uma mensagem informando que você se qualifica para receber o certificado. Há uma taxa administrativa de $30 (trinta dólares americanos), que pode ser paga por cartão de crédito. Após a confirmação do pagamento, você irá receber um e-mail com instruções para fazer o download do certificado. O certificado não está associado a nenhum tipo de crédito de aulas. O certificado é fornecido pelo Knight Center for Journalism in the Americas para comprovar a participação no curso online.
Para se qualificar para receber o Certificado de Conclusão, você deve:
Ao final do curso, se você tiver cumprido todos os requisitos, iremos enviar uma mensagem com instruções para fazer o pagamento e o download do certificado. O processo de verificação leva de três a cinco dias úteis.