Jornalismo de Dados e Visualização
com Ferramentas Gratuitas


De 14 de outubro a 24 de novembro de 2019


Instrutores: Alberto Cairo, Simon Rogers,
e uma grande equipe de instrutores:

Marco Túlio Pires, Minhaz Kazi, Dale Markowitz,
Debra Anderson, Duncan Clark, Jan Diehm, Katherine Riley




Bem-vindo ao novo MOOC do Centro Knight, "Jornalismo de Dados e Visualização com Ferramentas Gratuitas"! Durante este curso de seis semanas, que tem o apoio da Google News Initiative, você vai aprender sobre uma série de ferramentas gratuitas que podem ajudar a aprimorar seu trabalho com jornalismo de dados e visualização. Ao fim do curso, você terá aprendido como encontrar e conseguir dados, prepará-los, encontrar histórias nos dados, visualizá-los e mais. (Este curso também está sendo oferecido em inglês e espanhol.)


Inscrever-se na plataforma é fácil. Por favor, siga estes passos:

  • 1. Crie uma conta no sistema do site Journalism Courses. Mesmo que você já tenha feito um curso conosco, talvez seja necessário criar uma nova conta. Verifique se o seu nome de usuário e senha anteriores funcionam antes de criar uma nova conta.
  • 2. Aguarde uma confirmação por email indicando que sua conta foi criada. Se você não receber essa confirmação, verifique sua pasta de spam.
  • 3. Faça o login na plataforma, desça a página com a barra de rolagem até ver a lista de cursos e clique no curso Jornalismo de Dados e Visualização com Ferramentas Gratuitas. Por favor, adicione os endereços de email journalismcourses@austin.utexas.edu e filipa.rodrigues@utexas.edu à sua lista de contatos para garantir que você receba os emails sobre o curso.
  • 4. Um botão vai aparecer. Clique em "Inscrever-se" para se inscrever no curso. Você poderá acessar o curso no menu "Meus cursos" no topo da página. Você receberá um email confirmando sua inscrição.

Por favor, adicione os endereços de email journalismcourses@austin.utexas.edu e o email do instrutor do curso à sua lista de contatos para garantir que você receba os emails sobre o curso.

O principal objetivo deste curso é provar a você que fazer jornalismo com dados e criar tabelas, mapas e gráficos atraentes não é mágica, mas uma questão de aprender alguns princípios e habilidades básicas, praticar e receber feedback. Estamos convencidos de que qualquer pessoa pode aprender o básico se estiver disposta a fazer um pouco de esforço. O curso oferece materiais suficientes para você começar.

Este MOOC é dividido em seis módulos semanais. Você vai aprender (1) como encontrar e baixar dados, (2) como preparar dados para exploração e visualização, (3) como extrair significado dos dados, (4) como jornalistas podem tirar proveito do aprendizado de máquina e da inteligência artificial, (5) como criar visualizações, (6) como estruturar uma história visual orientada por dados.

Módulo 1: Localizando e obtendo os dados

Instrutores: Marco Túlio Pires, Google News Lab; Jan Diehm, The Pudding; Alberto Cairo, University of Miami

Neste módulo, você aprenderá como:

  • Encontrar dados utilizáveis online
  • Avaliar fontes de dados
  • Compreender diferentes formatos de arquivos de dados
  • Fazer o download dos dados


Módulo 2: Preparando os dados

Instrutores: Marco Túlio Pires, Google News Lab; Simon Rogers, Google News Lab

Neste módulo, você aprenderá como:

  • Processar e limpar os dados
  • Preparar os dados para serem analisados e visualizados
  • Desenvolver boas práticas no processamento de dados


Módulo 3: Encontrando as histórias nos dados

Instrutores: Minhaz Kazi, Google Data Studio; Alberto Cairo, University of Miami

Neste módulo, você aprenderá como:

  • Identificar possíveis insights em conjuntos de dados
  • Usar ferramentas gratuitas para realizar análises exploratórias básicas


Módulo 4: Aprendizado de máquina em jornalismo de dados

Instrutores: Dale Markowitz, Google; Simon Rogers, Google News Lab

Neste módulo, você aprenderá como:

  • Identificar o que é e o que não é o aprendizado de máquina
  • Ver aplicações de aprendizado de máquina em redações
  • Usar essas ferramentas para jornalismo investigativo


Módulo 5: Visualizando os dados

Instrutores: Duncan Clark, Flourish; Katherine Riley, Flourish; Debra Anderson, Datavized; Alberto Cairo, University of Miami

Neste módulo, você aprenderá como:

  • Criar visualizações que não consistam apenas em belos mapas e gráficos, mas que sejam compreensíveis
  • Compreender conceitos essenciais de visualização, como codificações visuais
  • Escolher o gráfico ou mapa certo, dependendo da natureza dos dados e das mensagens que eles pretendem transmitir


Módulo 6: Contando histórias com dados

Instrutores: Jan Diehm, The Pudding; Simon Rogers, Google News Lab

Neste módulo, você aprenderá como:

  • Determinar como a narrativa se encaixa no cenário de dados mais amplo
  • Identificar em que consiste uma boa história com dados e o que a torna relacionável e memorável
  • Identificar as diferentes formas que as histórias com dados podem ter
  • Abraçar a experimentação, com exemplos do The Pudding


Alberto Cairo ocupa a cadeira Knight em Jornalismo Visual da Universidade de Miami (UM). Ele também é o diretor do programa de visualização do Centro de Ciências Computacionais da UM. Cairo foi diretor de infográficos e multimídia em publicações na Espanha (El Mundo, 2000-2005) e Brasil (Editora Globo, 2010-2012) e professor na Universidade da Carolina do Norte - Chapel Hill. Além de lecionar na UM, ele trabalha como freelancer e consultor permanente para empresas como Google. Ele é o autor dos livros “The Functional Art: An Introduction to Information Graphics and Visualization” (2012) e “The Truthful Art: Data, Charts, and Maps for Communication”.

Simon Rogers é um jornalista de dados, escritor e palestrante premiado. Autor de ‘Facts are Sacred’, publicado pela editora Faber & Faber no Reino Unido, na China e na Coreia do Sul. Ele também escreveu uma série de infográficos para livros infantis de Candlewick. Editor de dados da equipe do News Lab do Google, baseado em São Francisco, ele é diretor do Data Journalism Awards e ensina jornalismo de dados na Medill-Northwestern University em São Francisco e lecionou na escola Berkeley de Jornalismo da Universidade da Califórnia.

Marco Túlio Pires é o líder do Google News Lab para o Brasil. Antes de ingressar no Google em 2017, Marco foi gerente de programa da Escola de Dados, uma rede global de organizações e instrutores que ajuda jornalistas e ONGs a usar dados com o máximo impacto.

Marco cofundou em 2015 a primeira agência de jornalismo de dados do Brasil, jornalismo++, parte da rede internacional j++ de agências orientadas por dados.

Ele também trabalhou como coordenador de produção na TV Globo, como repórter de ciência na Veja e como diretor de inovação, transparência e tecnologia na Secretaria de Desenvolvimento Social do governo de São Paulo.

Marco é bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e também estudou engenharia elétrica na Universidade Católica de Minas Gerais; Ciência da Computação, Gerenciamento de Impacto Social e Visualização da Informação na Universidade de Michigan e na Universidade de Georgetown.

Hoje, ele apoia editores, jornalistas e empreendedores de mídia no Brasil e na América Latina com o melhor que o Google pode oferecer para que eles possam construir o futuro da mídia e contar as melhores histórias do nosso tempo.

Jan Diehm é jornalista-engenheira no The Pudding, onde usa dados para criar histórias visuais. Antes de ingressar no The Pudding, ela trabalhou na CNN, no The Guardian US, na ABC News, no HuffPost e nos jornais Baltimore Sun e Hartford Courant. Ela aprecia as coisas boas da vida: LEGO, iguarias do sul dos Estados Unidos como queijo pimento, tomates verdes fritos e um bom bourbon, e Britney Spears vintage. Ela mora em San Antonio com sua esposa e dois gatos.

Minhaz Kazi trabalha como Developer Advocate no Google, com foco no Google Data Studio. Um veterano da inteligência empresarial, Minhaz está sempre explorando novas maneiras para desenvolvedores coletar, analisar e visualizar dados. Ele está disponível para discussões longas sobre erros de referência circular, os benefícios de gráficos pizza, vírgulas em SQL, e o design de coisas do cotidiano.

Dale Markowitz é desenvolvedora de IA aplicada no Google Cloud. Ela trabalha para ajudar engenheiros de software a entender Aprendizado de Máquina e atua como consultora técnica do Google News Lab. Anteriormente, ela trabalhou no processamento de linguagem natural no Google Research e no site OkCupid.

Duncan Clark é cofundador do Flourish, uma plataforma para visualização de dados e narrativas interativas. Flourish surgiu do trabalho premiado que Duncan e Robin Houston, também cofundador da plataforma, produziram por meio de seu estúdio de dados Kiln para clientes como Google, The Guardian, LSE e o governo do Reino Unido. Duncan trabalhou anteriormente como jornalista de dados, editor e autor. Ele trabalhou como editor consultor do Guardian e como editor executivo das editoras Penguin Books e Profile. Seu livro, The Burning Question - que ele escreveu em coautoria com Mike Berners-Lee e enquanto como pesquisador honorário da University College London - é um olhar guiado por dados sobre o uso global de energia e as mudanças climáticas.

Katherine Riley escreve textos em blogs e cria visualizações para mostrar novos recursos e templates do Flourish, além de dar suporte a redações que usam a ferramenta. Ela anteriormente foi Google News Fellow no jornal britânico Financial Times e Editorial Fellow na revista norte-americana The Atlantic.

Debra Anderson é uma executiva, empreendedora, palestrante e educadora de dados reconhecida por abordagens inovadoras à narrativa com dados. Como cofundadora e diretora de estratégia da Datavized Technologies, ela desenvolveu ferramentas de dados gratuitas e de código aberto para jornalistas e redações com o apoio da Google News Initiative e da Online News Association e construiu um software imersivo de visualização de dados usando WebXR. Ela liderou workshops na Escola de Jornalismo Craig Newmark, na Universidade da Cidade de Nova York (CUNY), no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), na Conferência WeCode de Harvard e nas Nações Unidas. Em 2018, a Fast Company nomeou Debra uma das principais executivas de negócios e ela foi membro do júri e palestrante no 26º Malofiej Awards and Infographic World Summit. Ela mora no Brooklyn com o marido.

Este curso é aberto a qualquer pessoa interessada em jornalismo de dados e visualização. Ele será útil para pessoas interessadas em desenvolver habilidades de jornalismo de dados e visualização, bem como para indivíduos que já possuem essas habilidades e desejam fortalecê-las.

Neste curso, você vai aprender e usar ferramentas como o Google Sheets, Data Studio, Flourish e muitas outras. Todas estão disponíveis gratuitamente online.

Antes de tudo, saiba que este é um curso assíncrono. Isso significa que não há eventos ao vivo agendados em horários específicos. Você pode fazer login no curso e concluir as atividades durante a semana no seu próprio ritmo, nos horários e nos dias mais convenientes para você.

Os materiais do curso estão organizados em seis módulos semanais. Alberto Cairo e Simon Rogers serão os principais instrutores deste curso e serão acompanhados por uma excelente equipe de instrutores:

  • Debra Anderson, cofundadora da Datavized
  • Duncan Clark, cofundador do Flourish
  • Jan Diehm, jornalista-engenheira, The Pudding
  • Minhaz Kazi, developer advocate, Google Data Studio
  • Dale Markowitz, engenheira de software, Google
  • Marco Túlio Pires, líder de News Lab, Google
  • Katherine Riley, jornalista de dados, Flourish

Cada módulo semanal terá vídeos, apresentações, leituras, fóruns de discussão e mensagens dos instrutores. Cada módulo incluirá vídeos conceituais e práticos para ajudar a aprimorar sua compreensão e aplicação prática do material. Haverá um questionário a cada semana para testar o conhecimento que você adquiriu com os materiais do curso. Os questionários semanais e a participação semanal nos fóruns de discussão são os requisitos básicos para obter um certificado opcional de participação no fim do curso.

Este curso é muito flexível e, se você estiver atrasado com os materiais, terá toda a duração do curso para concluí-los. Recomendamos que você complete cada um dos itens a seguir antes do fim de cada semana para não ficar para trás:

  • Aulas em vídeo (separadas em vídeos práticos e conceituais)
  • Leituras e apostilas / exercícios
  • Participação nos fóruns de discussão
  • Testes que abrangem conceitos das aulas em vídeo e / ou leituras

Aqueles que completarem as tarefas exigidas e pagarem US$ 30 (trinta dólares) por meio de um cartão de crédito internacional, num website seguro da Universidade do Texas em Austin, receberão instruções de como baixar da internet o seu certificado. Não há créditos formais de qualquer tipo associados a este certificado. O certificado é emitido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas apenas para atestar que a pessoa concluiu satisfatoriamente este curso online.

Para que você seja elegível para o Certificado de Conclusão, você deve:

  • Assistir às aulas em vídeo semanais e ler as leituras semanais.
  • Completar questionários semanais com uma pontuação mínima de 70%. (Você pode refazer os questionários quantas vezes forem necessárias. Somente a pontuação mais alta será registrada.)
  • Abrir uma nova conversa OU responder pelo menos uma vez no fórum de discussão a cada semana

Após submeter o formulário do requerimento do certificado, nós revisaremos a participação do estudante para verificar se todos os requisitos foram preenchidos. Em seguida, enviaremos uma mensagem com as instruções de como baixar o seu certificado pela plataforma do curso. Se você pedir o certificado não se esqueça de fazer login na plataforma do curso periodicamente para ler as mensagens.

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com a assistente do curso: Filipa Rodrigues, filipa.rodrigues@utexas.edu ou journalismcourses@austin.utexas.edu




Connect With Us:

Facebook Twitter