Inscrever-se na plataforma é fácil. Siga estes passos:

  • 1. Crie uma conta no sistema Journalism Courses. Mesmo que tenha feito um curso conosco no passado, talvez seja necessário criar uma nova conta. Verifique se o nome de usuário e a senha anteriores funcionam antes de criar uma nova conta.
  • 2. Aguarde uma confirmação no seu e-mail indicando que a sua conta foi criada. Se você não receber a confirmação, verifique sua pasta de spam.
  • 3. Faça login na plataforma, e veja na listagem de cursos da página inicial a opção "Como desbancar "fake news" e nunca mais chamá-las por esse nome".
  • 4. Clique em "Inscrever-se" para se inscrever no curso. Você poderá acessar o curso no menu "Meus cursos" na parte superior da página.
  • 5. Você receberá um e-mail confirmando sua inscrição.

Adicione os endereços de e-mail knightcenter@austin.utexas.edu e nmazotte@gmail.com à sua lista de contatos para garantir que você receberá e-mails sobre o curso.

O curso foi planejado como um programa de treinamento para jornalistas, professores e estudantes de jornalismo, mas é gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada em aprender a trabalhar com dados e pesquisas eleitorais. Você não precisa ter nenhuma experiência anterior com os conceitos, ferramentas e recursos relacionados ao tema.

Este MOOC (curso online, massivo e aberto, na sigla em inglês) produzido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, com o apoio do Google News Initiative, busca apresentar conceitos e práticas para entender e lidar com o fenômeno da desordem da informação. Jornalistas são hoje bombardeados por uma enorme quantidade de conteúdos digitais produzidos por usuários, que precisam ser verificados antes de se tornarem ou não notícias. A partir de exemplos reais sobre o ecossistema de desinformação no Brasil, os participantes vão aprender as etapas do trabalho de checagem e verificação, como desbancar sites e notícias fabricadas, memes e vídeos manipulados que surgem nas redes. O curso tem como referência os materiais produzidos pelo projeto de pesquisa First Draft, da Universidade de Harvard, e é voltado a jornalistas e não-jornalistas.

O curso MOOC é inteiramente online e assíncrono, ou seja, não há aulas ou atividades ao vivo. Toda a instrução é dada pela Internet, em módulos semanais que podem ser acessados nos dias e nas horas que forem mais convenientes para os alunos. Há tarefas ou atividades a serem cumpridas a cada semana, mas os alunos escolhem os dias e horários em que vão se dedicar ao curso em cada módulo semanal. O ideal é reservar pelo menos cerca de cinco horas por semana. Observe também que, devido ao caráter massivo do curso, o instrutor não será capaz de responder perguntas individuais. Esta é uma comunidade de aprendizagem colaborativa, por isso é muito importante que os participantes se ajudem mutuamente. O instrutor e os assistentes do curso vão interagir tanto quanto possível. Apesar de seus aspectos assíncrono e massivo, este é um curso com instrutores para guiar o aprendizado durante um determinado período de tempo: 5 de agosto a 2 de setembro. O material didático está organizado em quatro módulos semanais. Cada módulo vai cobrir um tópico diferente por meio de vídeo-aulas, materiais de leitura e fóruns de discussão. Há também um questionário a cada semana.

Angela Pimenta é jornalista e presidente do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo desde julho de 2015. Mestre em jornalismo pela Universidade Columbia, é coordenadora do Projeto Credibilidade, o capítulo brasileiro do Trust Project. Coordena também o projeto Atlas da Notícia, que visa mapear o jornalismo local no Brasil. Foi editora-sênior da revista Exame em Brasília e representante da Online News Association no Brasil (2009-2014). É co-autora do Manual da Credibilidadee do Manual GPI Eleições 2016.







Fábio Gusmão Jornalista possui MBA Executivo em Administração pela COPPEAD-UFRJ. Formado há 23 anos, está há 20 nos jornais EXTRA e GLOBO, é editor da editoria Radar e do Núcleo de Checagem e de Jornalismo de Dados da Editora Globo. É o criador do case #Éboato #Éverdade, em 2010, que combateu a difusão em massa de informações falsas nas redes sociais. Em junho de 2013, implementou o WhatsApp para jornalismo colaborativo e relacionamento com os leitores no Extra, tornando-se o primeiro veículo de comunicação no mundo a usar o APP com esse fim. O case foi finalista da categoria Inovação no Digital Media Latinoamerica 2014, promovido pela WAN-Ifra (associação mundial de jornais). Gusmão ganhou vários prêmios de jornalismo como o Prêmio Esso de Reportagem, Prêmio Embratel, XXII Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, Tim Lopes de Jornalismo Investigativo e menção honrosa no XXVII Prêmio Vladimir Herzog. Escreveu ainda os livros Dona Vitória da Paz (Ed. Planeta, 2006) e foi coautor da biografia de Marina Maggessi, ex-deputada federal e inspetora da Polícia Civil do Rio de Janeiro (Ed. Objetiva/Grupo Santillana, 2008).




Bárbara Libório é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e especializada em investigação, dados e visualização pela Universidad Rey Juan Carlos e pela Escuela de Periodismo da Unidad Editorial, dona do jornal espanhol El Mundo. Passou pelas editorias de economia de grandes veículos brasileiros como os portais Exame.com e iG, e o jornal Folha de S. Paulo. Foi repórter da revista semanal IstoÉ, onde escrevia sobre política, economia, mundo e comportamento. Desde 2016 atua como checadora no Aos Fatos, o primeiro veículo brasileiro voltado exclusivamente para a verificação do discurso público. Começou como repórter, cobrindo o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, as eleições municipais de 2016 e a crise política do governo Michel Temer em 2017, e hoje trabalha como editora. É também editora-adjunta do Canal Meio.




Pedro Burgos é jornalista e programador. É fundador do Impacto.jor, projeto que mede o impacto do jornalismo na sociedade, e é apoiado pelo Google News Initiative, ICFJ e Projor. Antes de desenvolver robôs e uma metodologia para medir impacto, cobriu tecnologia e educação para uma série de publicações, como revista Superinteressante, Folha de S. Paulo e Gizmodo Brasil. É autor de Conecte-se ao que importa: Um manual para a vida digital saudável (LeYa), que trata, entre outros assuntos, sobre como navegar um mundo com excesso de informação. No Knight Center, foi instrutor do curso de Introdução a Programação para Jornalistas usando Python. Nos últimos dois anos, tem construído sistemas para monitoramento de redes sociais e publicado artigos sobre o tema.

Semana 1: Introdução: Desbancando os boatos

Instrutora: Angela Pimenta
Objetivo

Ao final da primeira semana, você terá visto:

  • Conceitos básicos 1: verdade, mentira, fato, pós-verdade e pós-fato e viés de confirmação
  • Conceitos básicos 2: informação incorreta, desinformação e mal-informação
  • Os elementos da desordem da informação: agente, mensagem e intérprete
  • As fases do processo: criação, reprodução e distribuição
  • Por que não devemos usar o termo "fake news"
  • O que é checagem e o que é verificação
  • Por que a verificação importa: mencionar o projeto Comprova
  • Estudos de caso: o ecossistema da desinformação

Semana 2 — Verificação de origem

Instrutor: Pedro Burgos
Objetivo

Ao final da segunda semana, você terá visto:

  • O que é a verificação de origem
  • Como identificar criadores de sites
  • Buscando a data e origem de imagens e vídeos digitais
  • Como ver alterações no texto de notícias ao longo do tempo.
  • Como saber quais perfis nas redes sociais influenciaram no impulsionamento de diferentes notícias.


Semana 3 — Pegadas digitais e o registro do tempo

Instrutor: Bárbara Libório
Objetivo

Ao final da terceira semana, você terá aprendido:

  • A importância dos detalhes na verificação
  • Algumas checklists de apoio
  • Usar redes sociais como rádio-escuta
  • Ferramentas para encontrar as “pegadas digitais” de alguém
  • As “bandeiras-vermelhas” do perfil de um usuário
  • Por que é importante verificar datas e como fazê-lo


Semana 4 — Geolocalização

Instrutor: Fábio Gusmão
Objetivo

Ao final da última semana, você terá visto:

  • Como encontrar as pistas
  • Verificando localizações
  • Introdução ao Google Maps
  • Manipulação de localizações
  • Mais ferramentas de mapeamento
  • Como usar o NewsCheck

Este curso é muito flexível, mas há prazos semanais que recomendamos que todos os alunos respeitem.

Recomendamos o seguinte para cada semana:

  • Os vídeos devem ser revistos entre domingo e sexta-feira
  • As leituras devem ser revistas entre domingo e sexta-feira
  • Fóruns de discussão: os posts devem ser feitos durante a semana, de preferência antes de sexta-feira
  • Os questionários devem ser feitos até sábado (Nota: os questionários semanais permanecerão abertos ao longo da duração do curso para aqueles que precisam de mais tempo.) Recomendamos que você faça o seu melhor para não ficar para trás, cumprindo os prazos semanais.

Por favor, saiba que estes são prazos recomendados. Você ainda pode retornar a um módulo anterior e participar nos fóruns e enviar ou retomar questionários a qualquer momento antes do final da aula.

Para garantir que você receba e-mails do curso, certifique-se de ter adicionado knightcenter@austin.utexas.edu e Natália Mazotte (nmazotte@gmail.com) à sua lista de contatos. Além disso, verifique as suas mensagens na plataforma do curso a partir da página inicial do curso quando iniciar sessão. Enviaremos e-mails semanais com informações relevantes do curso e atualizações.

Ao final do curso, os alunos que estiverem interessados em receber um certificado de participação poderão solicitá-lo através de um formulário que estará disponível online. Para receber o certificado em formato PDF, o aluno deverá ter completado pelo menos uma tarefa ou atividade do curso por semana e deverá ter passado nos testes de múltipla escolha (cada teste pode ser feito quantas vezes o participante quiser). O Centro Knight fará o trabalho de verificação da participação de cada aluno que solicitar o certificado. Depois de receber uma confirmação do Centro Knight de que está habilitado, o aluno terá que pagar US$ 30 (trinta dólares) através de um cartão de crédito internacional, num website seguro da Universidade do Texas em Austin. Após o pagamento, receberá instruções de como baixar da Internet o seu certificado. Não há créditos formais de qualquer tipo associados a este certificado. O certificado é emitido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas apenas para atestar a participação no curso online. O certificado não contém referência à carga-horária do curso, pois esta varia de acordo com o nível de dedicação de cada participante.

Aqueles que completarem as tarefas exigidas e pagarem US$ 30 (trinta dólares) através de um cartão de crédito internacional, num website seguro da Universidade do Texas em Austin, receberão instruções de como baixar da Internet o seu certificado. Não há créditos formais de qualquer tipo associados a este certificado. O certificado é emitido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas apenas para atestar que a pessoa concluiu satisfatoriamente este curso online. 

Se você quiser receber um certificado de conclusão de curso, deve preencher os seguintes requisitos:

  • Complete os questionários semanais com um mínimo de 70% de acerto. (Você pode refazer o questionário quantas vezes precisar. Apenas a maior nota é computada.)
  • Veja os vídeos semanais e leia as leituras recomendadas. Se você não puder ver os vídeos, ainda assim pode conseguir o certificado se obtiver a nota mínima nos questionários. Para alguns vídeos, temos apresentações em power point que pode ser revistas também.
  • Participe ao menos uma vez por semana nos fóruns de discussão. (Para cada semana há tópicos listados nos fóruns de discussão. Você só é obrigado a postar em um dos tópicos em cada semana.)
  • Complete o formulário do certificado online.
  • Pague a taxa administrativa (se todos os requisitos anteriores forem seguidos). Valor da taxa: $30 (dólares americanos).

Após submeter o formulário do requerimento do certificado, nós revisaremos a participação do estudante para verificar se todos os requisitos foram preenchidos. Em seguida, enviaremos uma mensagem com as instruções de como baixar o seu certificado pela plataforma do curso. Se você pedir o certificado não se esqueça de fazer login na plataforma curso periodicamente para ler as mensagens.

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com a assistente do curso: nmazotte@gmail.com

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com a assistente do curso: Natália Mazotte, nmazotte@gmail.com ou knightcenter@austin.utexas.edu





Connect With Us:

Facebook Twitter