Introdução ao jornalismo de dados:

Como entrevistar dados para reportagens investigativas


Instrutores: Natália Mazotte, Adriano Belisário, Álvaro Justen e Rodrigo Menegat

5 de agosto a 8 de setembro - 2019





Nos últimos anos, algumas das reportagens de maior impacto do jornalismo mundial precisaram aplicar técnicas de outros campos, como programação, estatística e design pra chegar na informação de interesse público. Lidar com bases de dados no processo jornalístico passou a ser um diferencial para repórteres e uma demanda das principais redações e empresas de comunicação. Este MOOC produzido pelo Centro Knight, em parceria com a Escola de Dados, tem como objetivo apresentar conceitos e ferramentas para habilitar os participantes a produzirem investigações guiadas por dados. O curso vai ensinar técnicas básicas de todo o fluxo de trabalho com dados, desde a definição da pergunta, passando pela localização dos dados, limpeza e análise até a visualização. Serão apresentados também os problemas mais comuns em cada uma destas etapas e suas possíveis soluções. O curso tem como foco jornalistas, pesquisadores e organizações da sociedade civil com interesse em potencializar o uso de dados em suas atividades.



Inscrever-se na plataforma é fácil. Por favor, siga estes passos:

  • 1. Crie uma conta no sistema do site Journalism Courses. Mesmo que você já tenha feito um curso conosco, talvez seja necessário criar uma nova conta. Verifique se o seu nome de usuário e senha anteriores funcionam antes de criar uma nova conta.
  • 2. Aguarde uma confirmação por email indicando que sua conta foi criada. Se você não receber essa confirmação, verifique sua pasta de spam.
  • 3. Faça o login na plataforma, desça a página com a barra de rolagem até ver a lista de curso e clique no curso "Introdução ao jornalismo de dados: Como entrevistar dados para reportagens investigativas ".
  • 4. Um botão vai aparecer. Clique em "Inscrever-se" para se inscrever no curso. Você poderá acessar o curso no menu "Meus cursos" no topo da página.
  • 5. Você receberá um e-mail confirmando sua inscrição.

Por favor, adicione os endereços de email Journalismcourses@austin.utexas.edu e o email do instrutor do curso à sua lista de contatos para garantir que você receba os emails sobre o curso.

O curso foi planejado como um programa de treinamento para jornalistas, professores e estudantes de jornalismo, mas é gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada em aprender sobre os conceitos básicos de Jornalismo de Dados. Você não precisa ter nenhuma experiência anterior com os conceitos, ferramentas e recursos relacionados ao tema.

Neste MOOC (curso online massivo e aberto, na sigla em inglês) de cinco semanas, os participantes vão aprender como produzir investigações jornalísticas guiadas por dados, seguindo a metodologia de ensino da Escola de Dados, baseada no fluxo de trabalho com dados (data pipeline).

Semana 1: Admirável mundo novo do jornalismo de dados

Objetivo

Ao final da primeira semana, você terá aprendido:

  • O que, afinal, é jornalismo de dados?
  • Conceitos fundamentais e fluxo de trabalho com dados
  • Incorporando novas habilidades à rotina jornalística
  • De John Snow ao jornalismo de dados do NYT: exemplos inspiradores e inovadores
  • O que quantificamos? Dados e incerteza
  • Ligando o radar para obter dados
  • Perguntas cruciais para compreender seus dados

Semana 2: Dados, uma nova fonte a ser entrevistada

Objetivo

Ao final da segunda semana, você terá aprendido:

  • O que são dados abertos e dados legíveis por máquinas
  • O que é e como abrir um arquivo CSV
  • Quais são os tipos de dados mais comuns e como configurá-los
  • Operações básicas: ordenar e filtrar dados por diferentes critérios
  • Agrupando informações: como usar tabela dinâmica para analisar dados
  • Análise de dados com taxas e medidas de tendência central
  • Correlação de variáveis
  • Como cruzar dados

Semana 3: O mundo real dos dados (e como lidar com seus problemas)

Objetivo

Ao final da terceira semana, você terá aprendido:

  • Como avaliar a qualidade dos dados?
  • Como limpar dados com o Open Refine
  • E quando o dado não está estruturado ou em formato legível por máquina?
  • Como lidar com dados em PDF
  • A usar o Inspetor Web para fazer um raio-X da estrutura de um site
  • Como raspar dados usando seu navegador (sem programar!)

Semana 4: Visualização: qual é a “cara” dos meus dados?

Objetivo

Ao final da quarta semana, você terá aprendido:

  • Os princípios teóricos da visualização de dados
  • Como usar a visualização de dados para fazer análise exploratória
  • Quais são os principais tipos de gráfico e quando usar cada um
  • Quais são os erros mais comuns na hora de montar um gráfico
  • Quebrando as regras: inovando no jornalismo visual
  • Como usar algumas ferramentas de visualização online

Semana 5: Meu Excel travou, e agora?

Objetivo

Ao final da quarta semana, você terá aprendido:

  • O que é SQL e como utilizar
  • Acessando e filtrando registros de uma tabela
  • Ordenando, limitando e exportando resultados das consultas
  • Criando agrupamentos e otimizando as consultas
  • Cruzando tabelas (JOIN)

O curso MOOC é inteiramente online e assíncrono, ou seja, não há aulas ou atividades ao vivo. Toda a instrução é dada pela Internet, em módulos semanais que podem ser acessados nos dias e nas horas que forem mais convenientes para os alunos. Há tarefas ou atividades a serem cumpridas a cada semana, mas os alunos escolhem os dias e horários em que vão se dedicar ao curso em cada módulo semanal. O ideal é reservar ao menos cerca de dez horas por semana.

Observe também que, devido ao caráter massivo do curso, o instrutor não será capaz de responder perguntas individuais. Esta é uma comunidade de aprendizagem colaborativa, por isso é muito importante que os participantes se ajudem mutuamente. Os instrutores e os assistentes do curso vão interagir tanto quanto possível. Apesar de seus aspectos assíncrono e massivo, este é um curso com instrutores para guiar o aprendizado durante um determinado período de tempo: 5 de agosto a 8 de setembro de 2019. O material didático está organizado em cinco módulos semanais. Cada módulo vai cobrir um tópico diferente por meio de vídeo-aulas, materiais de leitura e fóruns de discussão. Há também um questionário a cada semana.

Natália Mazotte é diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, onde lidera projetos de inovação cívica e capacitação em uso de dados. Co-fundou a Gênero e Número, startup de jornalismo de dados com foco em gênero, e criou a primeira conferência brasileira de jornalismo de dados e métodos digitais (Coda.Br). Trabalhou com estratégia digital em organizações como Ibase, Globo e Ministério Público do Rio de Janeiro. É professora na pós-graduação em Jornalismo Digital da PUC-RS e no MBA Web Intelligence e Digital Ambience da COPPE/UFRJ e instrutora em cursos massivos do Centro Knight, da Universidade do Texas. Possui mestrado em Comunicação pela UFRJ e pós-graduação em Estratégia Digital pela Universidade Pompeu Fabra (Espanha) e recebeu em 2019 a bolsa JSK da Universidade de Stanford.



Adriano Belisário é jornalista e atua com investigações baseadas em dados desde 2012. Atualmente, coordena a Escola de Dados e atua em projetos de produção de evidências com dados e fontes abertas. Há mais 10 anos colabora com redes e projetos de produção de mídia com softwares livres, implementando programas no âmbito do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde fez mestrado em Comunicação Social.



Álvaro Justen é programador e professor. Ativista de software livre desde 2004 e programador Python desde 2005, atualmente trabalha capturando, convertendo, limpando e analisando dados em diversos projetos jornalísticos e de inovação cívica brasileiros; é fundador do portal de dados abertos acessíveis Brasil.IO e quando não está programando, dá aulas, viaja a congressos, prova e torra cafés especiais.



Rodrigo Menegat trabalho como jornalista na editoria de infografia digital do Estadão, onde produz reportagens e visualizações feitas a partir da exploração de bases de dados. Antes disso, trabalhou como redator e repórter na Folha de S.Paulo e teve conteúdo publicado em veículos como The Intercept e Agência Pública. É formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, e fez uma especialização em jornalismo de dados na Universidade de Columbia, em Nova York.

Ao final do curso, os alunos que estiverem interessados em receber um certificado de participação poderão solicitá-lo através de um formulário que estará disponível online. Para receber o certificado em formato PDF, o aluno deverá ter completado pelo menos uma tarefa ou atividade do curso por semana e deverá ter passado nos testes de múltipla escolha (cada teste pode ser feito quantas vezes o participante quiser). O Centro Knight fará o trabalho de verificação da participação de cada aluno que solicitar o certificado. Depois de receber uma confirmação do Centro Knight de que está habilitado, o aluno terá que pagar US$ 30 (trinta dólares) através de um cartão de crédito internacional, num website seguro da Universidade do Texas em Austin. Após o pagamento, receberá instruções de como baixar da Internet o seu certificado. Não há créditos formais de qualquer tipo associados a este certificado. O certificado é emitido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas apenas para atestar a participação no curso online. O certificado não contém referência à carga-horária do curso, pois esta varia de acordo com o nível de dedicação de cada participante.

Aqueles que completarem as tarefas exigidas e pagarem US$ 30 (trinta dólares) através de um cartão de crédito internacional, num website seguro da Universidade do Texas em Austin, receberão instruções de como baixar da Internet o seu certificado. Não há créditos formais de qualquer tipo associados a este certificado. O certificado é emitido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas apenas para atestar que a pessoa concluiu satisfatoriamente este curso online.

Se você quiser receber um certificado de conclusão de curso, deve preencher os seguintes requisitos:

1) Complete os questionários semanais com um mínimo de 70% de acerto. (Você pode refazer o questionário quantas vezes precisar. Apenas a maior nota é computada.)

2) Veja os vídeos semanais e leia as leituras recomendadas. Se você não puder ver os vídeos, ainda assim pode conseguir o certificado se obtiver a nota mínima nos questionários. Para alguns vídeos, temos apresentações em power point que pode ser revistas também.

3) Participe ao menos uma vez por semana nos fóruns de discussão. (Para cada semana há tópicos listados nos fóruns de discussão. Você só é obrigado a postar em um dos tópicos em cada semana.)

4) Complete o formulário do certificado online.

5) Pague a taxa administrativa (se todos os requisitos anteriores forem seguidos). Valor da taxa: $30 (dólares americanos).

Após submeter o formulário do requerimento do certificado, nós revisaremos a participação do estudante para verificar se todos os requisitos foram preenchidos. Em seguida, enviaremos uma mensagem com as instruções de como baixar o seu certificado pela plataforma do curso. Se você pedir o certificado não se esqueça de fazer login na plataforma curso periodicamente para ler as mensagens.

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com a assistente do curso filipa.rodrigues@utexas.edu.

Connect With Us:

Facebook Twitter