Instrutores: José Roberto de Toledo, Keila Guimarães,

Daniel Bramatti e Claudio Weber Abramo

4 de junho a 1 de julho de 2018






Os brasileiros vão às urnas este ano eleger seus representantes. Jornalistas que souberem analisar dados dos candidatos e dos resultados dos pleitos, pesquisas de intenção de votos e enxergar o que desperta o interesse do eleitorado vão sair na frente na cobertura. Para ajudar neste desafio, o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e a Associação Nacional dos Jornais (ANJ), em parceria com o Google News Initiative, lançam o curso online gratuito Como cobrir eleições sem errar: dados e pesquisas para entender o eleitor.



Inscrever-se na plataforma é fácil. Siga estes passos:

  • 1. Crie uma conta no sistema Journalism Courses. Mesmo que tenha feito um curso conosco no passado, talvez seja necessário criar uma nova conta. Verifique se o nome de usuário e a senha anteriores funcionam antes de criar uma nova conta.
  • 2. Aguarde uma confirmação no seu e-mail indicando que a sua conta foi criada. Se você não receber a confirmação, verifique sua pasta de spam.
  • 3. Faça login na plataforma, e veja na listagem de cursos da página inicial a opção "Como cobrir eleições sem errar: dados e pesquisas para entender o eleitor".
  • 4. Clique em "Inscrever-se" para se inscrever no curso. Você poderá acessar o curso no menu "Meus cursos" na parte superior da página.
  • 5. Você receberá um e-mail confirmando sua inscrição.

Adicione os endereços de e-mail knightcenter@austin.utexas.edu e nmazotte@gmail.com à sua lista de contatos para garantir que você receberá e-mails sobre o curso.

O curso foi planejado como um programa de treinamento para jornalistas, professores e estudantes de jornalismo, mas é gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada em aprender a trabalhar com dados e pesquisas eleitorais. Você não precisa ter nenhuma experiência anterior com os conceitos, ferramentas e recursos relacionados ao tema.

Neste MOOC (curso online massivo e aberto, na sigla em inglês) de quatro semanas, os participantes vão aprender a ler e interpretar pesquisas de intenção de voto, utilizar o Google Trends para compreender o interesse do eleitor em temas-chave, coletar dados sobre candidatos em fontes na Internet e analisar e apresentar dados dos resultados do pleito.

O curso MOOC é inteiramente online e assíncrono, ou seja, não há aulas ou atividades ao vivo. Toda a instrução é dada pela Internet, em módulos semanais que podem ser acessados nos dias e nas horas que forem mais convenientes para os alunos. Há tarefas ou atividades a serem cumpridas a cada semana, mas os alunos escolhem os dias e horários em que vão se dedicar ao curso em cada módulo semanal. O ideal é reservar pelo menos cerca de cinco horas por semana. Observe também que, devido ao caráter massivo do curso, o instrutor não será capaz de responder perguntas individuais. Esta é uma comunidade de aprendizagem colaborativa, por isso é muito importante que os participantes se ajudem mutuamente. O instrutor e os assistentes do curso vão interagir tanto quanto possível. Apesar de seus aspectos assíncrono e massivo, este é um curso com instrutores para guiar o aprendizado durante um determinado período de tempo: 4 de junho a 1 de julho de 2018. O material didático está organizado em quatro módulos semanais. Cada módulo vai cobrir um tópico diferente por meio de vídeo-aulas, materiais de leitura e fóruns de discussão. Há também um questionário a cada semana.

Keila Guimarães é editora de dados no Google News Lab Brasil, responsável por encontrar insights a partir dos dados de busca do Google. Antes, foi bolsista do European Journalism Centre, onde produziu uma investigação internacional sobre a escassez de penicilina. Como jornalista, contribuiu para diversas publicações brasileiras e internacionais, incluindo Bloomberg, Quartz, El Mundo, Folha de S. Paulo, The Telegraph e BBC Brasil. Possui mestrado em Jornalismo Interativo pela City, University of London, pós-graduação em Ciências do Consumo pela ESPM e graduação em Jornalismo pela Universidade de Taubaté.




Claudio Weber Abramo é bacharel em matemática (USP) e mestre em filosofia da ciência (Unicamp). Trabalhou como jornalista em diversos órgãos de comunicação: Abril Cultural, revista IstoÉ, Folha de S. Paulo, Gazeta Mercantil, Valor Econômico. Durante cerca de quinze anos foi diretor-executivo da Transparência Brasil, organização dedicada ao combate à corrupção. Juntamente com o jornalista José Roberto de Toledo, fundou e co-dirige a dados.org (www.dados.org), organização não-governamental dedicada à coleta, organização e análise de informações detidas pelo poder público.




Daniel Bramatti é presidente da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e editor do Estadão Dados, núcleo de jornalismo de dados do jornal O Estado de S.Paulo, veículo onde trabalha desde 2008. Iniciou a carreira no jornal Zero Hora. Entre 1994 e 2006, na Folha de S.Paulo, foi repórter, editor adjunto e correspondente na Sucursal de Brasília, em São Paulo e em Buenos Aires. Em 2007, trabalhou no site Terra Magazine.




José Roberto de Toledo é jornalista desde 1986. Pioneiro do RAC no Brasil, criou o Estadão Dados. Cofundador da Abraji e da Dados.org. Foi colunista de política da Folha e do Estadão. É editor do site da revista piauí.

Semana 1: Pesquisas eleitorais (José Roberto Toledo)

Ao final da primeira semana, você terá aprendido:

  • A diferença entre pesquisa quantitativa e qualitativa - para que serve cada uma, quem as usa e quando
  • Os diferentes métodos de pesquisa quantitativa: presencial, por telefone, boca de urna, automatizada e pela internet - e qual a confiabilidade de cada um deles
  • Para além da margem de erro: o que é, como se calcula, como se usa
  • Diferença entre margem de erro e o intervalo de confiança
  • Como se precaver sobre os erros não-amostrais e de divulgação: estudos de caso
  • Como identificar pesquisas metodologicamente bem feitas
  • Como analisar os resultados; pesquisa é foto ou fotograma?; o que caracteriza uma tendência; análise combinada com outros indicadores

Semana 2: Analisando os trends na corrida eleitoral (Keila Guimarães)

Ao final da segunda semana, você terá aprendido:

  • O que são dados Trends e como as estatísticas de busca podem auxiliar a compreender o interesse do eleitor em temas-chave antes, durante e após as eleições.
  • Como minerar dados de busca sobre temas eleitorais - incluindo candidatos, partidos e assuntos políticos - em tempo real, filtrado por regiões e principais cidades.
  • Explorar dados de buscas segmentadas por regiões geográficas. O participante aprenderá a minerar como cada estado busca sobre um candidato ou um tema político.
  • As principais diferenças e possibilidades entre dados em tempo real e dados históricos e como explorar a busca em diferentes plataformas, incluindo Youtube, News e Images.
  • Como visualizar dados Google Trends 1: uma introdução à ferramenta Flourish (gráficos de linha, barra e horseraces).
  • Como visualizar dados Google Trends 2: mapas com Flourish e GIFs com o Google Data Gif Maker.


Semana 3: Dados pré-eleitorais (Cláudio Weber Abramo)

Ao final da terceira semana, você terá aprendido:

  • Buscar informações sobre pessoas em fontes nas quais existe um formulário de busca estruturado (por exemplo, tribunais) e reuni-las;
  • Tomar cautelas na interpretação dessas informações;
  • Importar para planilhas dados estruturados sem perda de informação;
  • Familiarizar-se com as principais funcionalidades de planilhas eletrônicas;
  • Obter diferentes visões a partir de um mesmo conjunto de informações usando tabelas dinâmicas.


Semana 4: Dados pós-eleitorais (Daniel Bramatti)

Ao final da quarta semana, você terá aprendido:

  • Onde encontrar dados sobre eleições
  • Como interpretar corretamente as taxas de abstenção por município e por Estado
  • Como analisar melhor o fenômeno dos votos nulos
  • Como fazer mapas de resultados eleitorais
  • Como correlacionar resultados eleitorais com indicadores sociais em cada município

Este curso é muito flexível, mas há prazos semanais que recomendamos que todos os alunos respeitem.

Recomendamos o seguinte para cada semana:

  • Os vídeos devem ser revistos entre domingo e sexta-feira
  • As leituras devem ser revistas entre domingo e sexta-feira
  • Fóruns de discussão: os posts devem ser feitos durante a semana, de preferência antes de sexta-feira
  • Os questionários devem ser feitos até sábado (Nota: os questionários semanais permanecerão abertos ao longo da duração do curso para aqueles que precisam de mais tempo.) Recomendamos que você faça o seu melhor para não ficar para trás, cumprindo os prazos semanais.

Por favor, saiba que estes são prazos recomendados. Você ainda pode retornar a um módulo anterior e participar nos fóruns e enviar ou retomar questionários a qualquer momento antes do final da aula.

Para garantir que você receba e-mails do curso, certifique-se de ter adicionado knightcenter@austin.utexas.edu e Natália Mazotte (nmazotte@gmail.com) à sua lista de contatos. Além disso, verifique as suas mensagens na plataforma do curso a partir da página inicial do curso quando iniciar sessão. Enviaremos e-mails semanais com informações relevantes do curso e atualizações.

Ao final do curso, os alunos que estiverem interessados em receber um certificado de participação poderão solicitá-lo através de um formulário que estará disponível online. Para receber o certificado em formato PDF, o aluno deverá ter completado pelo menos uma tarefa ou atividade do curso por semana e deverá ter passado nos testes de múltipla escolha (cada teste pode ser feito quantas vezes o participante quiser). O Centro Knight fará o trabalho de verificação da participação de cada aluno que solicitar o certificado. Depois de receber uma confirmação do Centro Knight de que está habilitado, o aluno terá que pagar US$ 30 (trinta dólares) através de um cartão de crédito internacional, num website seguro da Universidade do Texas em Austin. Após o pagamento, receberá instruções de como baixar da Internet o seu certificado. Não há créditos formais de qualquer tipo associados a este certificado. O certificado é emitido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas apenas para atestar a participação no curso online. O certificado não contém referência à carga-horária do curso, pois esta varia de acordo com o nível de dedicação de cada participante.

Aqueles que completarem as tarefas exigidas e pagarem US$ 30 (trinta dólares) através de um cartão de crédito internacional, num website seguro da Universidade do Texas em Austin, receberão instruções de como baixar da Internet o seu certificado. Não há créditos formais de qualquer tipo associados a este certificado. O certificado é emitido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas apenas para atestar que a pessoa concluiu satisfatoriamente este curso online. 

Se você quiser receber um certificado de conclusão de curso, deve preencher os seguintes requisitos:

  • Complete os questionários semanais com um mínimo de 70% de acerto. (Você pode refazer o questionário quantas vezes precisar. Apenas a maior nota é computada.)
  • Veja os vídeos semanais e leia as leituras recomendadas. Se você não puder ver os vídeos, ainda assim pode conseguir o certificado se obtiver a nota mínima nos questionários. Para alguns vídeos, temos apresentações em power point que pode ser revistas também.
  • Participe ao menos uma vez por semana nos fóruns de discussão. (Para cada semana há tópicos listados nos fóruns de discussão. Você só é obrigado a postar em um dos tópicos em cada semana.)
  • Complete o formulário do certificado online.
  • Pague a taxa administrativa (se todos os requisitos anteriores forem seguidos). Valor da taxa: $30 (dólares americanos).

Após submeter o formulário do requerimento do certificado, nós revisaremos a participação do estudante para verificar se todos os requisitos foram preenchidos. Em seguida, enviaremos uma mensagem com as instruções de como baixar o seu certificado pela plataforma do curso. Se você pedir o certificado não se esqueça de fazer login na plataforma curso periodicamente para ler as mensagens.

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com a assistente do curso: nmazotte@gmail.com

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com a assistente do curso: Natália Mazotte, nmazotte@gmail.com ou knightcenter@austin.utexas.edu





Connect With Us:

Facebook Twitter