Videojornalismo: narrativas visuais para plataformas digitais

Instrutores: João Wainer e Alessandro Alvim

24 de julho a 20 de agosto




Bem-vindo ao MOOC “Videojornalismo: narrativas visuais para plataformas digitais”, oferecido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin, em parceria com a ANJ e com o apoio do Google News Lab. Este é um curso gratuito e aberto, qualquer interessado em Videojornalismo pode participar. Neste curso você vai aprender sobre os conceitos e técnicas básicas para quem deseja produzir histórias em vídeo efetivas para a web. Saiba mais sobre esse programa e se tiver qualquer questão, entre em contato conosco pelo e-mail knightcenter@austin.utexas.edu.


Inscrever-se na plataforma é fácil. Siga estes passos:

  • 1. Crie uma conta no sistema Journalism Courses. Mesmo que tenha feito um curso conosco no passado, talvez seja necessário criar uma nova conta. Verifique se o nome de usuário e a senha anteriores funcionam antes de criar uma nova conta.
  • 2. Aguarde uma confirmação no seu e-mail indicando que a sua conta foi criada. Se você não receber a confirmação, verifique sua pasta de spam.
  • 3. Faça login na plataforma, e veja na listagem de cursos da página inicial a opção "Videojornalismo: narrativas visuais para plataformas digitais".
  • 4. Clique em "Inscrever-se" para se inscrever no curso. Você poderá acessar o curso no menu "Meus cursos" na parte superior da página.
  • 5. Você receberá um e-mail confirmando sua inscrição.

Adicione os endereços de e-mail knightcenter@austin.utexas.edu e nmazotte@gmail.com à sua lista de contatos para garantir que você receberá e-mails sobre o curso.

O curso foi planejado como um programa de treinamento para jornalistas, professores e estudantes de jornalismo, mas é gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada em aprender os conceitos e técnicas básicas para quem deseja produzir histórias em vídeo efetivas para plataformas digitais. Você não precisa ter nenhuma experiência anterior com os conceitos, ferramentas e recursos relacionados ao tema.

Este MOOC (curso online, massivo e aberto, na sigla em inglês) produzido pela Associação Nacional de Jornais e pelo Centro Knight, com o apoio do Google News Lab, busca apresentar os conceitos e técnicas básicas para quem deseja produzir histórias em vídeo efetivas para plataformas digitais. A dinâmica de produção multimídia na Internet exige, além de conhecimentos de filmagem e edição, habilidades de entrevista e de criação de storyboards. Os jornalistas também precisam entender como engajar seu público usando elementos interativos e a melhor forma de divulgar seus conteúdos em vídeo nas redes sociais. A audiência exige cada vez mais um material envolvente, com início rápido, narrativas fortes e vozes naturais. O "live" também se tornou fundamental. Este curso é voltado àqueles que desejam atuar em plataformas digitais e fazer melhor uso do poder dos vídeos jornalísticos.

O curso MOOC é inteiramente online e assíncrono, ou seja, não há aulas ou atividades ao vivo. Toda a instrução é dada pela Internet, em módulos semanais que podem ser acessados nos dias e nas horas que forem mais convenientes para os alunos. Há tarefas ou atividades a serem cumpridas a cada semana, mas os alunos escolhem os dias e horários em que vão se dedicar ao curso em cada módulo semanal. O ideal é reservar pelo menos cerca de cinco horas por semana. Observe também que, devido ao caráter massivo do curso, o instrutor não será capaz de responder perguntas individuais. Esta é uma comunidade de aprendizagem colaborativa, por isso é muito importante que os participantes se ajudem mutuamente. O instrutor e os assistentes do curso vão interagir tanto quanto possível. Apesar de seus aspectos assíncrono e massivo, este é um curso com instrutores para guiar o aprendizado durante um determinado período de tempo: 24 de julho a 20 de agosto de 2017. O material didático está organizado em quatro módulos semanais. Cada módulo vai cobrir um tópico diferente por meio de vídeo-aulas, materiais de leitura e fóruns de discussão. Há também um questionário a cada semana.

João Wainer iniciou sua carreira fotográfica aos 16 anos como estagiário do Jornal da Tarde. Trabalhou por dois anos como assistente do fotógrafo Bob Wolfenson antes de ingressar na equipe de fotógrafos do jornal Folha de S.Paulo, em 1996. Em 2010 assume a direção da TV Folha, departamento de vídeo do jornal Folha de S.Paulo e dirige programa de mesmo nome na TV Cultura. Em 2013 vence o Prêmio Esso na categoria Telejornalismo pela cobertura dos protestos de junho de 2013. Dirigiu os documentarios “JUNHO – O mês que abalou o Brasil” e “PIXO” sobre o fenomêno da pixação em São Paulo. Possui também uma carreira indepedente, colaborando com diversas publicações como Trip, Marie Claire, Bravo!, Roling Stone e em capas de livros, CDs e DVDs para artistas como Chico Buarque, Rita Lee e Gilberto Gil. Como diretor de fotografia para cinema atuou nos documentários Xpress (2009, MTV internacional / UNICEF) e na série Chico Buarque (2006/2007, TV Bandeirantes / Multishow). Recebeu o Prêmio Folha em 2008, 2011. Foi vencedor do Prêmio Don Quixote de La Perifa por dois anos consecutivos (2007/2008, Cooperifa, São Paulo).

Alessandro de Castro Alvim iniciou sua carreira na imprensa carioca em 1991, trabalhou na Tribuna da Imprensa, O Dia, Jornal do Brasil e atualmente é Editor Assistente no Globo. Por 17 anos editou material gráfico de breaking news e há três anos vem se dedicando a trabalhar com conteúdo multimídia com o foco em inovação. Seu trabalho já foi reconhecido pela Society for News Design (SND), SND-Digital, Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Prêmio Malofiej, Prêmio Esso e Prêmio Petrobras. Ao todo já soma mais de 40 prêmios em sua carreira. Em 2012, na edição comemorativa de 20 anos do Malofiej, maior prêmio de infografia mundial, ficou entre os 25 finalistas para a eleição do "infografista mais influente dos últimos 20 anos". Em 2014, foi convidado para ser jurado do mesmo prêmio.

Módulo 1: Evolução das narrativas visuais no ambiente digital

Ao final da primeira semana, você terá aprendido:

  • Elementos do vocabulário multimídia
  • Evolução das narrativas jornalísticas no digital
  • As narrativas hoje e o que está por vir
Módulo 2: Edição de conteúdo visual em plataformas digitais

Ao final da segunda semana, você terá aprendido:

  • Dos gêneros mais usados ao layout
  • Regras básicas de usabilidade para uma narrativa visual
  • Como simular a interação do usuário com o layout
Módulo 3: Narrativa e montagem

Ao final da terceira semana, você terá aprendido:

  • Como definir a narrativa
  • Como estruturar uma entrevista em vídeo
  • Técnicas de montagem de conteúdo e como roteirizar o vídeo jornalístico
Módulo 4: Fotografia e elementos estéticos subjetivos

Ao final da quarta semana, você terá aprendido:

  • Técnicas de fotografia
  • A trilha sonora a serviço da informação
  • Equipamentos que mudam a cara do seu vídeo
  • Smartphones como ferramenta na criação de vídeos

Este curso é muito flexível, mas há prazos semanais que recomendamos que todos os alunos respeitem.

Recomendamos o seguinte para cada semana:

  • Os vídeos devem ser revistos entre domingo e sexta-feira
  • As leituras devem ser revistas entre domingo e sexta-feira
  • Fóruns de discussão: os posts devem ser feitos durante a semana, de preferência antes de sexta-feira
  • Os questionários devem ser feitos até sábado (Nota: os questionários semanais permanecerão abertos ao longo da duração do curso para aqueles que precisam de mais tempo.) Recomendamos que você faça o seu melhor para não ficar para trás, cumprindo os prazos semanais.

Por favor, saiba que estes são prazos recomendados. Você ainda pode retornar a um módulo anterior e participar nos fóruns e enviar ou retomar questionários a qualquer momento antes do final da aula.

Para garantir que você receba e-mails do curso, certifique-se de ter adicionado knightcenter@austin.utexas.edu e Natália Mazotte (nmazotte@gmail.com) à sua lista de contatos. Além disso, verifique as suas mensagens na plataforma do curso a partir da página inicial do curso quando iniciar sessão. Enviaremos e-mails semanais com informações relevantes do curso e atualizações.

Ao final do curso, os alunos que estiverem interessados em receber um certificado de participação poderão solicitá-lo através de um formulário que estará disponível online. Para receber o certificado em formato PDF, o aluno deverá ter completado pelo menos uma tarefa ou atividade do curso por semana e deverá ter passado nos testes de múltipla escolha (cada teste pode ser feito quantas vezes o participante quiser). O Centro Knight fará o trabalho de verificação da participação de cada aluno que solicitar o certificado. Depois de receber uma confirmação do Centro Knight de que está habilitado, o aluno terá que pagar US$ 30 (trinta dólares) através de um cartão de crédito internacional, num website seguro da Universidade do Texas em Austin. Após o pagamento, receberá instruções de como baixar da Internet o seu certificado. Não há créditos formais de qualquer tipo associados a este certificado. O certificado é emitido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas apenas para atestar a participação no curso online. O certificado não contém referência à carga-horária do curso, pois esta varia de acordo com o nível de dedicação de cada participante.

Aqueles que completarem as tarefas exigidas e pagarem US$ 30 (trinta dólares) através de um cartão de crédito internacional, num website seguro da Universidade do Texas em Austin, receberão instruções de como baixar da Internet o seu certificado. Não há créditos formais de qualquer tipo associados a este certificado. O certificado é emitido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas apenas para atestar que a pessoa concluiu satisfatoriamente este curso online. 

Se você quiser receber um certificado de conclusão de curso, deve preencher os seguintes requisitos:

  • Complete os questionários semanais com um mínimo de 70% de acerto. (Você pode refazer o questionário quantas vezes precisar. Apenas a maior nota é computada.)
  • Veja os vídeos semanais e leia as leituras recomendadas. Se você não puder ver os vídeos, ainda assim pode conseguir o certificado se obtiver a nota mínima nos questionários. Para alguns vídeos, temos apresentações em power point que pode ser revistas também.
  • Participe ao menos uma vez por semana nos fóruns de discussão. (Para cada semana há tópicos listados nos fóruns de discussão. Você só é obrigado a postar em um dos tópicos em cada semana.)
  • Complete o formulário do certificado online.
  • Pague a taxa administrativa (se todos os requisitos anteriores forem seguidos). Valor da taxa: $30 (dólares americanos).

Após submeter o formulário do requerimento do certificado, nós revisaremos a participação do estudante para verificar se todos os requisitos foram preenchidos. Em seguida, enviaremos uma mensagem com as instruções de como baixar o seu certificado pela plataforma do curso. Se você pedir o certificado não se esqueça de fazer login na plataforma curso periodicamente para ler as mensagens.

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com a assistente do curso: nmazotte@gmail.com

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com a assistente do curso: Natália Mazotte, nmazotte@gmail.com ou knightcenter@austin.utexas.edu





Connect With Us:

Facebook Twitter