Introdução à Programação: Python para Jornalistas

Instrutores: Álvaro Justen e Pedro Burgos

20 de novembro a 17 de dezembro de 2017





Com apoio:




Este MOOC (curso online, massivo e aberto, na sigla em inglês) produzido pelo Centro Knight, com o apoio do Google News Lab, busca introduzir a programação para jornalistas, usando uma das mais populares e acessíveis linguagens disponíveis hoje, Python. Com esse entendimento e os conceitos de Python, jornalistas poderão escrever os próprios programas, automatizar tarefas e ter ideias para criar aplicativos.


Inscrever-se na plataforma é fácil. Siga estes passos:

  • 1. Crie uma conta no sistema Journalism Courses. Mesmo que tenha feito um curso conosco no passado, talvez seja necessário criar uma nova conta. Verifique se o nome de usuário e a senha anteriores funcionam antes de criar uma nova conta.
  • 2. Aguarde uma confirmação no seu e-mail indicando que a sua conta foi criada. Se você não receber a confirmação, verifique sua pasta de spam.
  • 3. Faça login na plataforma, e veja na listagem de cursos da página inicial a opção "Introdução à Programação: Python para Jornalistas".
  • 4. Clique em "Inscrever-se" para se inscrever no curso. Você poderá acessar o curso no menu "Meus cursos" na parte superior da página.
  • 5. Você receberá um e-mail confirmando sua inscrição.

Adicione os endereços de e-mail knightcenter@austin.utexas.edu e nmazotte@gmail.com à sua lista de contatos para garantir que você receberá e-mails sobre o curso.

O curso foi planejado como um programa de treinamento para jornalistas, professores e estudantes de jornalismo, mas é gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada em aprender os conceitos e técnicas básicas para quem deseja produzir histórias em vídeo efetivas para plataformas digitais. Você não precisa ter nenhuma experiência anterior com os conceitos, ferramentas e recursos relacionados ao tema.

Este MOOC (curso online, massivo e aberto, na sigla em inglês) produzido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, com o apoio do Google News Lab, busca introduzir a programação para jornalistas usando Python, uma das mais populares e acessíveis linguagens disponíveis hoje. O objetivo é fazer com que os jornalistas entendam melhor como funcionam os programas de computador, os bancos de dados e a própria Internet. Com esse entendimento e os conceitos de Python, os participantes poderão escrever os próprios programas, automatizar tarefas e ter ideias para criar aplicativos. Este curso é voltado para jornalistas e não-jornalistas.

O curso MOOC é inteiramente online e assíncrono, ou seja, não há aulas ou atividades ao vivo. Toda a instrução é dada pela Internet, em módulos semanais que podem ser acessados nos dias e nas horas que forem mais convenientes para os alunos. Há tarefas ou atividades a serem cumpridas a cada semana, mas os alunos escolhem os dias e horários em que vão se dedicar ao curso em cada módulo semanal. O ideal é reservar pelo menos cerca de cinco horas por semana. Observe também que, devido ao caráter massivo do curso, o instrutor não será capaz de responder perguntas individuais. Esta é uma comunidade de aprendizagem colaborativa, por isso é muito importante que os participantes se ajudem mutuamente. O instrutor e os assistentes do curso vão interagir tanto quanto possível. Apesar de seus aspectos assíncrono e massivo, este é um curso com instrutores para guiar o aprendizado durante um determinado período de tempo: 20 de novembro a 17 de dezembro de 2017. O material didático está organizado em quatro módulos semanais. Cada módulo vai cobrir um tópico diferente por meio de vídeo-aulas, materiais de leitura e fóruns de discussão. Há também um questionário a cada semana.

Álvaro Justen, também conhecido como Turicas, é programador e professor. Ativista e colaborador de projetos de software livre desde 2004, atualmente trabalha capturando, limpando e analisando dados em diversos projetos brasileiros de jornalismo usando a linguagem Python, como a Gênero e Número; também faz parte da Escola de Dados e desenvolve software backend para aplicações Web para na empresa estadunidense Simple Fractal.


Pedro Burgos é jornalista e desde 2015, desenvolvedor, fundador do Impacto.jor, uma iniciativa para medir o impacto do jornalismo na sociedade. Tem mestrado em Jornalismo Social na City University of New York e foi pesquisador visitante na Universidade de Columbia, em 2017. Como jornalista, passou por rádio, jornal e revistas, até ser editor-chefe do site de tecnologia Gizmodo Brasil, e depois editor executivo da F451, startup de mídia digital. É autor do livro Conecte-se ao Que Importa - Manual da Vida Digital Saudável (2014).

Module 1: Introdução à Computação & Python
Objetivo

Vamos ajudar você a preparar a sua máquina para programar, instalando os componentes necessários. Depois disso você vai entender os princípios da lógica de programação: como nós damos instruções para o computador e que tipo de dados a máquina "entende". Faremos exercícios usando os conceitos fundamentais da programação em Python, como variáveis e comandos de decisão.


Ao final da primeira semana, você terá visto:

  • Por que aprender programação e por que Python é uma boa linguagem introdutória.
  • Como preparar o ambiente de trabalho (Windows, Mac ou GNU/Linux) para programar.
  • Como o computador "pensa" (a lógica de programação, de tarefas e processos).
  • Tipos de dados em Python (números, "strings" etc.).
  • Controlando o fluxo dos programas ("if" e "else").
  • Como programar um quiz em Python.

Module 2: Lendo dados
Objetivo

Entender como as informações são organizadas nos computadores e nos bancos de dados pela internet. Na prática, o aluno vai aprender a usar conceitos de listas e "dicionários" em Python, além de converter planilhas e objetos "JSON".


Ao final da segunda semana, você terá visto:

  • Como informações são organizadas em Python (listas, sets e dicionários).
  • Como é possível manipular informações desses bancos de dados.
  • conceito de "loop" em programação.
  • Dicionários. O que são. Como acessar os elementos em cada dicionário.
  • Dicionários na prática: fazendo uma consulta à API do Facebook, usando somente o navegador.
  • CSV: uma lista de dicionários. Por que usar Python para mexer com Planilhas.

Module 3: Manipulação de dados com Python
Objetivo

Agora que sabemos como ler grandes quantidades de dados, vamos aprender a escrever "funções" e "loops", pequenos programas que executam tarefas pré-determinadas. Além disso, vamos usar todo o poder do Python para escrever de maneira programática (manipulando "strings: ) e aprenderemos a utilizar programas criados por outras pessoas, através das bibliotecas.


Ao final da segunda semana, você terá visto:

  • que são "loops", como criar um programa que se repetem.
  • Criar, executar e salvar funções.
  • Manipular "strings" (palavras).
  • Instalar bibliotecas externas.

Module 4: Raspagem de dados e automação
Objetivo

Vamos desenvolver um programa com uma aplicação real para jornalistas: a "raspagem" de dados de páginas de internet. Você aprenderá como fazer seu código "conversar" com o mundo online e como criar tarefas recorrentes. Isso permitirá a automação de tarefas chatas.


Ao final da segunda semana, você terá visto:

  • Como ler e entender a estrutura de uma página da internet.
  • Programar um "raspador"de páginas governamentais.
  • Exportar esses dados para planilhas e outros bancos de dados.
  • Criar um programa que envie e-mails a cada atualização de uma página.

Este curso é muito flexível, mas há prazos semanais que recomendamos que todos os alunos respeitem.

Recomendamos o seguinte para cada semana:

  • Os vídeos devem ser revistos entre domingo e sexta-feira
  • As leituras devem ser revistas entre domingo e sexta-feira
  • Fóruns de discussão: os posts devem ser feitos durante a semana, de preferência antes de sexta-feira
  • Os questionários devem ser feitos até sábado (Nota: os questionários semanais permanecerão abertos ao longo da duração do curso para aqueles que precisam de mais tempo.) Recomendamos que você faça o seu melhor para não ficar para trás, cumprindo os prazos semanais.

Por favor, saiba que estes são prazos recomendados. Você ainda pode retornar a um módulo anterior e participar nos fóruns e enviar ou retomar questionários a qualquer momento antes do final da aula.

Para garantir que você receba e-mails do curso, certifique-se de ter adicionado knightcenter@austin.utexas.edu e Natália Mazotte (nmazotte@gmail.com) à sua lista de contatos. Além disso, verifique as suas mensagens na plataforma do curso a partir da página inicial do curso quando iniciar sessão. Enviaremos e-mails semanais com informações relevantes do curso e atualizações.

Ao final do curso, os alunos que estiverem interessados em receber um certificado de participação poderão solicitá-lo através de um formulário que estará disponível online. Para receber o certificado em formato PDF, o aluno deverá ter completado pelo menos uma tarefa ou atividade do curso por semana e deverá ter passado nos testes de múltipla escolha (cada teste pode ser feito quantas vezes o participante quiser). O Centro Knight fará o trabalho de verificação da participação de cada aluno que solicitar o certificado. Depois de receber uma confirmação do Centro Knight de que está habilitado, o aluno terá que pagar US$ 30 (trinta dólares) através de um cartão de crédito internacional, num website seguro da Universidade do Texas em Austin. Após o pagamento, receberá instruções de como baixar da Internet o seu certificado. Não há créditos formais de qualquer tipo associados a este certificado. O certificado é emitido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas apenas para atestar a participação no curso online. O certificado não contém referência à carga-horária do curso, pois esta varia de acordo com o nível de dedicação de cada participante.

Aqueles que completarem as tarefas exigidas e pagarem US$ 30 (trinta dólares) através de um cartão de crédito internacional, num website seguro da Universidade do Texas em Austin, receberão instruções de como baixar da Internet o seu certificado. Não há créditos formais de qualquer tipo associados a este certificado. O certificado é emitido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas apenas para atestar que a pessoa concluiu satisfatoriamente este curso online. 

Se você quiser receber um certificado de conclusão de curso, deve preencher os seguintes requisitos:

  • Complete os questionários semanais com um mínimo de 70% de acerto. (Você pode refazer o questionário quantas vezes precisar. Apenas a maior nota é computada.)
  • Veja os vídeos semanais e leia as leituras recomendadas. Se você não puder ver os vídeos, ainda assim pode conseguir o certificado se obtiver a nota mínima nos questionários. Para alguns vídeos, temos apresentações em power point que pode ser revistas também.
  • Participe ao menos uma vez por semana nos fóruns de discussão. (Para cada semana há tópicos listados nos fóruns de discussão. Você só é obrigado a postar em um dos tópicos em cada semana.)
  • Complete o formulário do certificado online.
  • Pague a taxa administrativa (se todos os requisitos anteriores forem seguidos). Valor da taxa: $30 (dólares americanos).

Após submeter o formulário do requerimento do certificado, nós revisaremos a participação do estudante para verificar se todos os requisitos foram preenchidos. Em seguida, enviaremos uma mensagem com as instruções de como baixar o seu certificado pela plataforma do curso. Se você pedir o certificado não se esqueça de fazer login na plataforma curso periodicamente para ler as mensagens.

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com a assistente do curso: nmazotte@gmail.com

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com a assistente do curso: Natália Mazotte, nmazotte@gmail.com ou knightcenter@austin.utexas.edu





Connect With Us:

Facebook Twitter